segunda-feira, 27 de junho de 2011

Em férias e em terapia

Senta que este post é loongo.

Bem, pra começar, venho contar que entrei em féria oficialmente hoje, depois de entregar as pastas com os trabalhos do semestre – terceiro semestre já (o tempo realmente voa!). É incrível como a gente olha os trabalhos mais antigos e vê um progresso considerável, muito bom isso.

Mas, apesar de estar em férias do curso de Design de Interiores, tenho três trabalhos em andamento, que vão consumir boa parte do meu tempo, porém ainda pretendo aproveitar este período mais tranqüilo pra botar a casa em ordem.

Como os últimos tempos foram de muita correria, os armários, minha mesa de trabalho e tudo o mais está precisando de uma organização. Daí, me lembrei de um livro fantástico que li no final do ano passado e que ainda não tinha mostrado a vocês – Terapia do Apartamento. Este livro foi escrito pelo mesmo autor do excelente blog apartamenttherapy, do qual sou fã e lê-lo me abriu os olhos pra muitas coisas sobre minha casa e as casas que conheço por aí.



O autor fala da importância de prestarmos atenção às nossas casas, aos problemas que elas apresentam e às soluções, geralmente bem simples, mas de grande efeito. O livro propõe mudar a casa em oito semanas e prova que é possível. Ele fala sobre “curas”, pois mostra que de uma certa forma nossas casas também ficam doentes, pelo abandono, pelo acúmulo de coisas sem função, pela sujeira, pelo descaso e que precisamos promover as curas, senão ficamos doentes também – desanimados e sem vontade de voltar pra casa ao final do dia.

Confesso que nunca me senti assim, adoro voltar pra casa, acho que meu lar é o melhor lugar do mundo e tem que ser assim, pois aqui moram as pessoas mais importantes pra mim, minha família e eu mesma!

Mas, por conta da correria dos últimos meses, quero colocar em prática algumas terapias que ele ensina, uma delas é a Área de descarte – Após separarmos o que deve ir pro lixo ou doação, é preciso reservar um lugar da casa onde durante o período de cura da casa, devemos deixar objetos, roupas, sapatos, brinquedos, eletrodomésticos, livros, revistas que não têm uma função definida, mas dos quais não conseguimos nos livrar. Se depois de botar a casa em ordem, ainda sentirmos necessidade deles, eles voltam ao seu lugar de origem, senão devem ir pra doação ou pro lixo. Já parou pra pensar em quantas coisas temos em casa que nem sabemos pra que servem? Eu tenho montes e quero resolver isso.

Outra coisa interessante é que devemos entrar em cada ambiente da casa, listando tudo aquilo que é problema, desde a lâmpada queimada ou a porta rangendo até a rachadura da parede ou o piso soltando. Ou seja, tanto os pequenos quanto os grandes problemas da casa, têm importância. Uma amiga que leu o livro, disse que sente que, por causa destas pequenas coisinhas que vão ficando pra trás, a casa dela está “morrendo”,olha que triste.

Pois, ao fazer estas listas, o autor pede que também anotemos, o que podemos fazer de imediato e o que requer mais tempo e dinheiro e, de tempos em tempos, devemos rever a lista pra, ao final, estar com a casa nos trinques.

Na vida real


Eu tenho a impressão de que minhas listas serão grandes, mas que muitas coisas eu e marido poderemos fazer tranquilamente. E, agora saindo um pouco do livro, percebo que em muitas casas, as coisas são assim, as pessoas vão deixando de cuidar e elas vão ficando problemáticas, desagradáveis, tristes.

Há um tempo, visitei a casa de uma família de padrão mediano e que tinha nas paredes a pintura original da construção de mais de 20 anos, é claro que estava em péssimo estado, não há tinta que resista a todo este tempo, descascada em alguns lugares, encardida em outros, um horror. Daí, que uma lata de tinta branca de 18 litros de boa qualidade, custa em média 150 reais e naquele caso, pintaria as paredes de, pelo menos, dois ambientes. Com algumas bisnagas, que custam menos de 3 reais, seria possível colorir e dar vida às paredes.

Mas, não era só, nenhuma janela da casa tinha cortinas e eu fiquei pensando que não era possível que em 20 anos, aquela família nunca pensou em aproveitar uma promoção das Pernambucanas e comprar uma cortina por 50 reais.

Também não havia uma flor sequer e, olha que uma vasinho de violetas estava no Carrefour por 1,59 no final de semana, um cachepô de alumínio colorido custa por aí menos de 5 reais. E as lojas de 1,99 não me deixam mentir quando digo que é possível decorar a casa com bem pouco dinheiro. E esta casa que visitei era de uma família normal, sem grandes problemas, com os filhos empregados, enfim, nada que justificasse o pouco interesse com o lar.

Pode parecer intromissão minha, mas eu reparo nas casas sim e fico curiosa com este descaso que vejo em algumas casas, que são minoria, é verdade, mas que me deixam intrigada.

Às vezes, até penso que eu e marido somos meio obcecados com nossa casa, estamos sempre reformando, inventando, mexendo e fuçando pra deixar a casa mais bacana. Não precisa ser assim, mas um pouco de boa vontade e de espírito de “mãos à obra” não fazem mal a ninguém.

Bem, eu avisei que o post seria longo, mas fazia tempo que queria falar sobre isso e estava engasgando na garganta, agora passou!

Por falar em mexer, nos próximos posts, vou mostrar as transformações que fizemos no quarto da minha filha, Luíza. Até papel de parede (aquele que eu mostrei num post anterior), nós colocamos. Ficou lindo e foi tudo feito com reaproveitamento.
Aguardem!

Ah, o livro é bem baratinho e vale a pena – Terapia do Apartamento – Maxwell Gillingham –Ryan, editora Pensamento. Paguei 27 reais por ele. Vou relê-lo nas férias.

Ah, e o autor falou outra coisa legal – que a casa não deve ser só o lugar pra descansarmos, comermos, etc, deve também ser um lugar pra festejarmos, que é preciso chamar os amigos pra jantar, fazer festinhas, enfim, mostrar nossa casa, adorei esta parte.

15 comentários:

Quarto de Despejo disse...

Oi Claudia!
Nesse feriado me lembrei de você, pois passei,e parei,lógico, em Pedreira, antes de chegar ao meu destino.
Aquilo é muito bom! :)
Adorei a dica do livro!
E ele fala coisas que andei fazendo, que é listar tudo que está errado, cômodo por cômodo.
Eu passei por uma experiência única mês passado. Fui ajudar um amigo que estava doente, no hospital, a dar uma arrumada na casa dele, pra ele voltar para uma casa limpinha. Nada do que me falaram, me preparou para o que eu e a faxineira encontramos.Na época pensei em fazer um post sobre o assunto, mas acho que o choque foi tanto que não saiu. Mas lendo o que você falou do livro, tipo se não cuidamos da casa ela fica doente, e o dono também, me lembrou das palavras da faxineira quando viu o que era a casa desse amigo: "Por isso que ele ficou doente"
Vou fazer esse post essa semana.
Bjs e boas férias!

simone disse...

Oi Claudia,
adorei a dica!
Beijos!

Renata disse...

Vc tem razão em tudo o que falou. É preciso cuidar do nosso lar sim. Sou amante de promoções, flores, vasinhos... e sempre que posso corro em busca de algo que possa enriquecer o ambiente onde eu e minha família vivemos. Não sou casada e nem moro sozinha... ainda moro com meus pais... e minha mãe que sempre foi tão cuidadosa com a casa e tudo o que havia dentro, de uns tempos pra cá não tem dado atenção pra mais nada. Então... eu tomei a frente. Eu acredito na energia do ambiente e isso influência sim em nossas vidas, na convivência familiar. E sinceramente eu acho que a casa começa a morrer quando nós também estamos morrendo, e foi isso que aconteceu aqui com minha mãe por motivos pessoais que ela já está superando... mas eu tratei logo de reverter a situação e hoje em dia nossa casinha é cheia de luz, amor, união e muita harmonia. Graças a pequenos detalhes, pequenos cuidados e mimos. Adorei tudo o que vc falou sobre o livro e fiquei com vontade de ler. O preço é bem camarada... vou em busca dele.
Bjos, Renata.

https://minimundomania.blogspot.com.br disse...

Realmente a casa tem que sempre estar cuidada e influencia muito na saúde física e mental.Obrigada pela dica.Beijos.

Breatheless Tales disse...

Ótima dica de leitura! Parabéns pelo blog.

Lá na minha Kasa... disse...

Amei o post, depois de ler estou repensando algumas atitudes
valeu pela dica
bjs até maissssss

*Wlady disse...

Claudia,
super bacana seu post. incentivador!
grande bjk

ahhh, já fui lá na Ruby deixar meu desejo pela bule - hehehehehe

Natália disse...

Oi Cláudia!

Que dica legal....e barata!

bjokas,Na

fátima disse...

realmente, isso é muito interessante. acho que a casa reflete nosso estado de espírito. percebo que quando não estou bem minha casa tbém não está, pq fico sem vontade de arrumá-la, de enfeitá-la.
qdo estou bem - o que é quase sempre - gosto de deixar a casa com flores, com cara de casa que é vivida.

bj

Elaine Canha disse...

Oi Claudia

Eu estava bastante estressada com a casa nos últimos tempos: roupas acumulando, mofo nas paredes, tranqueiras pelos cômodos... e eu sem tempo e disposição de colocar tudo em ordem. Só me restava o final de semana para fazer aquela limpeza básica: varrer, passar o pano, pia e banheiro.
Resolvi uma parte colocando alguém pra fazer essa parte básica. Dessa forma, acabei relaxando mais e estou voltando a organizar a casa (aproveitando pra me desfazer de um bocado de coisas.

Vou procurar o livro por aqui. Talvez ele tenha mais algumas dicas.

Beijos

Cristina disse...

Nossa Claudia, que post bacana!! Acompanho seu blog há algum tempo, mas nunca comentei...mas esse post me fez pensar em muita coisa... adoro a minha casa, adoro, enfeitá-la, colocar uma mesa bem arrumada pra um cafézinho (isso não é sinônimo de chique ou ostentanção, é carinho)... adoro o colorido da casa, os objetos nos detahlhes e as lojinhas de 1,99 rs rs rs... acho que dá a sua cara na casa e deixa muito mais aconchegante e feliz, sem dúvida!!! Lembro que logo que conheci meu marido, me intrigava o fato da casa dele ser toda pintada de branco, com o mesmo piso em todos os comodos, nenhum quadro, persianas, nenhum tapete, pouquissimos objetos de decoração.. tudo tão frioooo... há cerca de um ano resolveram pintar a casa.. sugeri colocar um pouco de cor e lá foi um amarelo lindo na sala, um verde gracioso no quarto e acabam de comprar cortinas pra casa toda.... a casa ganhou outra energia!!! Bjs e parabéns pelo blog...

Fátima Oliveira disse...

Oi Claudia, é a primeira vez por aqui, mas visito seu blog todo dia, acho maravilhoso, e este post, amei! Sou apaixonada por minha casa e mais ainda pelo meu jardim, tenho até um blog destinado a ele, esse livro faz alertas bem interessantes,vou ler,sim, obrigada pela dica, e parabens pelo blog
Abraços!

Halorna disse...

Oi Claudia,
È a minha primeira vez por aqui e que felicidade quando dei de cara com esse post.Sou organizer aqui no Rio e respiro organização! É claro que assino em baixo e concordo absolutamente com tudo que você falou!!Ainda não li esse livro mas, já está aqui na minha lista, obrigada pela dica! Com certeza organizar-se é controlar a própria vida, escolher as prioridades, determinar o que é realmente importante e livrar-se do excesso...Os benefícios são incontavéis!!:)Já virei sua seguidora e vou aparecer sempre!!Beijocas e te convido a passar lá pelo meu cantinho, tá!!Beijocas
organizacaoarte.blogspot.com

Raquel dos Santos Neves Nogueira disse...

CLUDIA MINHA MANINHA, TD DE BENÇÃOS P/ VC !!!! OLHA ADOREI SEU POST É MT BOM OUVIR QUEM ENTENDE DO ASSUNTO Ñ É MSM????EU CONHEÇO UM REVERENDO KI DIZ KI NOSSA CASA É O RETRATO DE NOSSA VIDA... E EU CONCORDO PLENAMENTE. JÁ A VOZINHA DO MEU MARIDO KI JA PARTIL P/ ANDAR DE CIMA, DIZIA KI, ANTES DE IRMOS DORMIR, DEVEMOS VERIFIKAR SE ESTÁ TD ORGANIZADO... POIS SE Ñ ESTIVER, DEUS Ñ VISITA A NOSSA CASA.... VC SABI KI MTS DAS COISAS KI OS ANTIGOS DIZIAMÉ CRENDICE... MAS EU ACREDITO KI NA MAIORIA DAS VEZES ELESTEM RAZÃO !!!! GRD BJ MINHA MANA E OBRIGADO PELA DICA

Anônimo disse...

Olá,

Nossa, vi este livro há uns 3 anos atrás mas como estava indo morar sozinha, precisava cortar gastos, não comprei - rs, porém tive tempo de sobra p/folheá-lo.

Q ótima dica, vou comprá-lo p/organizar umas pendências lá de casa (costumo colocar bilhetinhos c/as tais tarefas e faço um espécie de sorteio no fds, por
exemplo).

Eu tb sou vidrada em coisinhas p/a casa (acho q são uma extensão da gente).

Bjos,

Amanda