quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

As cores de Mondrian

Quando escrevi o post sobre Frida Kahlo, fiquei pensando em como os grandes artistas com suas ideias e sacadas de cores, sombras e luzes podem influenciar nossas escolhas na decoração.

Como uma pessoa que adora cor, gosto demais das pinturas do holandês Piet Mondrian. Tenho certeza de que muita gente já viu reproduções de suas obras, sem saber quem as tinha pintado.

Ele foi criador da corrente artística conhecida como neoplasticismo e ficou famoso pelo uso das cores primárias associadas ao preto e branco.

São dele, estas pinturas aí:





Mas, como tudo vira inspiração, olha só:

a cadeira de Arne Jacobsen na versão Mondrian


a Red Blue Chair, de Gerrit Rietveld


a almofada da Tok&Stok


o tubinho nada básico de Yves Saint Laurent


Mondrian na versão pufe


luminária


Na decoração (você usaria a combinação amarelo/azul/vermelho? Gosto das três cores, mas juntas, acho que não usaria):

















Imagens: Decor4all, Decorations.net, Furniture Inspire, ArtPerceptions, Roche Bobois, Falar Design, Yves Saint Laurent

10 comentários:

Anônimo disse...

Confesso que achei meio tolo o quadro, a idéia das cores primárias, mas depois de ver os objetos e suas aplicações, percebi o queanto é muito válido o que parece "pouco criativo"... revendo meus conceitos agora, diria que o quadro tem uma idéa sensacional.

Marcia Gullo Tiberio disse...

Menina quanta imagem legal vc postou aqui.... Claudinha ta rolando um sorteio la no BLOG DA GULLO e queria te convidar pra participar.
Um beijo e inté.

http://blogdagullo.blogspot.com/2012/02/2-sorteio-do-blog-da-gullo.html

Lucimara Scomparim disse...

Amei este post!!!!

Unknown disse...

a face da pia da minha churrasqueira é exatamente assim, e foi intuyitivo mesmo, depois q a gente associa...
adoro
bj

Cleide Oliveira disse...

Amei esta decoração,as cores estão vibrantes.

Lara Motta disse...

Eiiii
To conhecendo agora o blog e adoraaando!
Tb mondriant como primeira impressao e o que há Ne! Rsrsrs
Já tive na minha casa a mistura de uma parede inteira azul e a parede perpendicular a ela, formavam um T pq nao tinha porta, pintei de vermelha com texturato vertical.... Era a coisa mais linda mas só tinha amarelo nas almofadas
Mas mooorrrrooo de vontade de contratar um marceneiro e fazer uma esta te inspirada nesses quadros que vc postou!!! Meio vazada, meio fechada, com as paredes da Madeira em branco e a espessura em preto!! Ainda vou fazer, e só sobrar um dinheirinho!rsrsrs
Bjos

pimentinhabm disse...

eu gosto de coisas mais clim, mas um toque de cor traz alegria

Tati/Bernardo disse...

Oi, Claudia!
Bastante completo o seu post! Por coincidência, tenho uma estante - que improvisei - inspirada em Mondrian. Se quiser, dar uma olhadinha lá no blog: http://decoradois.blogspot.com/2011/12/mondrian-para-chamar-de-meu.html
Bjs,
Tatiana

Unknown disse...

oi! vim conhecer seu blog e te convidar pra participar do sorteio do meu bloguito ficarei muito feliz com sua participação
bjinhosssss!!!!!!!

Eliene Vila Nova disse...

oi mulher
que saudades
ainda mais que você foi uma das minhas inspirações pra criar o blog
eu sumi,quase fecho o blog,mas não saberia viver longe da blogosfera
você está cada dia mais talentosa
lindos seus trabalhos
amei suas últimas postagens
um 2012 abençoado
beijos