Sempre gostei de arte, mas de forma completamente leiga, gostava do que achava bonito, sem nenhum conhecimento de estilo, época, nada. Dentro do curso de Design de Interiores, tivemo a disciplina História da Arte, que pra mim foi a melhor de todas, tive a sorte de ter um professor fenomenal, daqueles que além de ter estudado tudo sobre arte, viajou pra todos os cantos do mundo, pra conhecer museus e lugares onde se respira arte.
As aulas eram tão boas que eu chegava a ficar emocionada com as estórias que o professor Francisco contava. Bem, é óbvio que em apenas um semestre não me tornei uma expert no assunto, mas o curso em abriu os olhos para uma porção de coisas e me despertou o interesse para pesquisar e saber mais.
Por que estou contando tudo isso? Porque às vezes, pensamos que arte é algo só pra quem tem dinheiro, pra quem viaja pelo mundo afora, mas não é bem assim. Dinheiro é bom e todo mundo gosta, mas é possível conhecer um pouco do assunto, visitando mostras e museus em nossas cidades, pricipalmente se você mora nas capitais.
Há dois finais de semana atrás, estive no MASP, com minha família e amigos, visitando a exposição Roma e fiquei simplesmente encantada com o alto nível da mostra, que expôs mais de 300 objetos, estátuas de mármore e outras peças originais do Império Romano, coisa do século I a.C.
Você tem ideia do que é isso? É simplesmente maravilhoso. As estátuas em mármore dos grandes imperadores me deixaram de boca aberta, imagine o que era esculpir o mármore naquela época, sem as ferramentas e a tecnologia que temos hoje. Mas, o que mais me surpreendeu e emocionou foram os fragmentos das paredes da cidade de Pompéia, que foi soterrada pelo vulcão Vesúvio, no ano 79 d.C. Foi incrível poder ver ao vivo o "vermelho pompéia" e a noção de tridimensionalidade que aquele povo tinha há tantos anos.
A exposição vai até o dia 22 de abril, no MASP e a entrada custa 15 reais (7,50 para estudantes) E de quebra, você pode visitar as outras exposições do museu, além do acervo permanente do MASP, que tem obras originais de Monet (meu preferido!), Manet, Rembrandt, Matisse, Salvado Dali, Gauguin, Degas, Renoir e tantos outros. Vale muito a pena fazer este passeio! Vá e me conte!
Ah, e perdoe o texto gigante, jornalista adora escrever!rss
Olha eu aí, com meus filhos Luíza e Pedro Henrique e amigos:
Roma, a Vida e os Imperadores:
Julio Cesar:
Cícero
paredes de Pompéia
paredes de Pompéia
Augusto
Esta foto não é minha, mas esta pintura famosíssima de Rembrandt está lá no MASP, incrível, né?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Amo esse tipo de exposição!
Deve ser de arrepiar ver essas obras de perto.
Beijos
Agora fiquei morrendo de vontade de visitar o Masp!! Parabéns pela sua simpatia, beleza e pelos filhos lindos. Deus abençoe vocês. bjss
creio que o quadro é de Renoir
Postar um comentário