segunda-feira, 19 de março de 2012

Jardins de Monet

Depois dos posts sobre Frida Kahlo e Mondrian, estava planejando fazer um sobre Monet, que é de longe, meu artista preferido, daí que enquanto pesquisava imagens, me saltaram aos olhos os jardins de Monet, resolvi então que este post seria sobre os jardins maravilhosos de sua casa em Giverny. Vamo viajar até lá?

Os Jardins de Monet
Apaixonado pela natureza, além de reproduzí-la em suas pinturas impressionistas, o pintor francês Claude Monet (1840-1926) resolveu cultivar um jardim quando se mudou de Paris para Giverny, em 1883. Ele alugou uma casa num grande terreno, de 8.100 m², em que poderia criar seus oito filhos e ainda estava próximo a Paris, onde eram negociadas as suas obras. A pequena Giverny, um vilarejo bucólico, na época com 300 habitantes e a cerca de 70 km da capital francesa, impressionou e muito Monet. A natureza, as flores e a luz, assim como as cores e os aromas, fascinaram o artista.

Com o sucesso de suas vendas, em 1890, Monet comprou o terreno e foi lentamente adquirindo algumas terras à volta de sua propriedade, criando um paraíso natural com a ajuda de uma equipe de dez jardineiros e três motoristas. O artista plantou inúmeras espécies de flores, plantas ornamentais e árvores frutíferas e dividiu seu jardim em dois: Jardim d'Água e Jardim da Normandia – e deixou que a natureza se encarregasse de ditar a beleza e a estética visual do lugar.

No Jardim d'Água está a famosa ponte japonesa, retratada por Monet em 45 obras. Os barcos eram utilizados como apoio na manutenção e limpeza das águas. O artista sempre utilizou o lago como espelho e jogo de reflexões em suas criações e representações de cores, luzes e sombras.

No final de sua vida, o artista havia plantado mais de 1.800 espécies de flores e plantas, que conviviam em harmonia singular. Raros bambus japoneses, macieiras, azaleias, framboesas, íris, tulipas, rosas, limoeiros, rosas chinesas, miosótis, dálias, girassóis e hortênsias – para citar algumas – em suas cores variadas e cada qual com floração em data específica e planejada, faziam com que o jardim se mantivesse belo e colorido durante todos os dias do ano.

Agora, chega de papo e vamos às fotos, que são de babar:
















Fica a dúvida do que é mais lindo: o jardim ou as pinturas que o reproduziram. Já, já sai um post com as pinturas de Monet, ok?


Fontes: Casa e Jardim, Keep teh Secret, Conexão Paris, BeachCo, Ionline

7 comentários:

MARLENE disse...

Oi Cláudia,
Fiz, recentemente, um pequeno post dos jardins de Monet. São lindos demais e, realmente, não dá pra saber qual é mais lindo, se o jardim na tela ou nas fotos.
Bjs,
Marlene
Flores e Framboesas

Elodi Freitag Cavagnoli disse...

maravilhosas estas fotos. beijos.elodi

NIRA disse...

noss amiga amo monet parabéns ,,,,e aguardo as pinturas ok

Cada Coisa disse...

Vontade de ficar por aí pra sempre rs!

Dani ♡ disse...

Que fotos lindas, dá uma vontade de ter uns jardins desses..
amei..
e adorei conhecer seu blog, ja estou te seguindo!
Super amei!!

beijãoo!

http://depoisdos25.blogspot.com.br/

rose japan disse...

Que jardim lindo

Márcia Pereira disse...

Amo Monet e, tudo sobre ele me encanta. Suas pinturas são lindas. Experimente ve-las nos momentos diferentes de sua vida conforme ele vai perdendo a visão.