terça-feira, 9 de novembro de 2010

Duas dicas sobre os azeites aromatizados

Recebi no email do blog e também nos comentários, algumas dúvidas sobre os ingredientes do azeite aromatizado, então vamos lá:

- tipo do azeite:
pode ser virgem ou extra virgem ou não virgem, vai de gosto, mas não pode ser misto, tem que ser azeite de oliva puro, pois o sabor dos mistos é completamente diferente. É claro que tudo depende do valor que você quer e pode gastar (afinal uma das propostas de fazer os próprios presentes também é economizar, não?, mas nos bons supermercados, você encontra azeites honestos a preços honestos, o Galo, por exemplo, é um azeite de boa qualidade, com preço justo. Eu, pessoalmente, gosto muito dos azeites da marca Olitalia e do Vilaflor - italiano e português, respectivamente. Não gosto muito dos argentinos, mas acho os espanhóis bem gostosinhos também. Como disse, vai de gosto!

Ervas frescas ou desidratadas? - eu gosto mais das frescas e também acho que dão um visual mais bonito ao azeite do que as ervas secas que geralmente são picadinhas. Um ramo de azeite, sálvia ou manjericão, além de perfumarem e darem sabor, também decoram o vidro - vale a pena. Mas se não tiver as frescas, valem as desidratadas também.

Eu uso as ervas da janela da cozinha:
nas jardineiras: salsinha, orégano, manjericão, hortelã, sálvia e alecrim




Já viram flor de orégano?



E flor de manjericão roxo?

3 comentários:

Andréa disse...

Adorei as dicas....Brigaduuuu!!!
Passa lá no cantinho shabby, tô sorteando um avental vintage...

Alfa & Ômega disse...

Nossa, Claudia, tenho orégano na minha janela, mas ele nunca floresceu e olhe que faz tempo. Tenho tomilho e mangerona e tbém nunca deram flores. Eu fiquei intrigada quando o Jamie Oliver e a Nigela, mostraram em seus programas, mas os meus não florescem. O que vc acha?

Artemizia disse...

Oi Claudia,
Aqui em casa meu marido tem descendencia italina com portuguesa, então dá pra imaginar o consumo de azeite por aqui.
Já fazemos a aromatização e gostamos das ervas frescas e preferimos alecrim e magericão.
Fica muito saboroso!