quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Eu amo minha suculentas



Na minha casa, tenho muitas plantas, principalmente no quintal, que é enorme. Dentro de casa, tenho algumas violetas, orquídeas e bromélias, mas as suculentas são minhas preferidas. Tenho várias, mas essas da foto são as minhas preferidas. Elas ficam no vitrô da cozinha e dão um charme todo especial ao espaço.

Aproveitei e peguei no site da Casa Claudia, as dicas de cultivo abaixo. A suculenta, além de ser bem baratinha (essas eu paguei 1 real cada no Carrefour, sem o cachepô, é claro!), são fáceis de serem cultivadas. E você, de qual planta gosta mais?

Casa Claudia:
"Ornamentais, estas plantinhas típicas do deserto são capazes de transformar qualquer canteiro num universo de formas e texturas. E, o melhor de tudo, pedem poucos cuidados: bastam doses caprichadas de sol.
Só no Brasil, existem mais de 100 espécies, reconhecidas pela resistência e por exigir pouca manutenção. O nome suculenta vem da capacidade de absorver e armazenar água em folhas, caules, troncos e raízes - característica que as protege das altas temperaturas e do clima árido de regiões da África e da América, onde elas surgiram. "Molhe apenas uma vez por semana e não deixe pratinhos sob o vaso, pois
o excesso de água favorece o apodrecimento das plantas", alerta a paisagista Paula Galbi. A ausência de luz natural também é prejudicial. "Elas precisam de, no mínimo, quatro horas diárias de sol", orienta a paisagista paulista Aglaê Fernandez.

Segredos do cultivo
As suculentas precisam de solos bem drenados, por isso confira se o vaso que receberá a muda tem um canal de saída para a água. Ponha uma camada de argila expandida (cerca de 5 cm de altura) ou de cacos cerâmicos e cubra com manta de drenagem para impedir que a terra feche o orifício. Acrescente uma mistura de areia, terra e adubo orgânico (1:1:1) e enterre o torrão da planta. Molhe levemente e regue a cada sete dias. Previna-se de possíveis pragas preparando uma receita com 100 g de fumo de corda fervido em 1 litro de água. Coe o líquido, reserve por dois dias e pulverize a planta a cada três meses."

14 comentários:

Unknown disse...

OI Cláudia, eu também adoro as suculentas. Estou adquirindo várias espécies lá para casa. Vi que vc começou a faxina de fim de ano na sa casa. Estou doida para entrar de férias para poder fazer o mesmo! Depois vai lá no meu blog, quero uma ajudinha sua. Fiz um post sobre a cozinha da roça que estou querendo fazer lá em casa e acho que vc poderá me dar ótimas dicas. Só não repara na simplicidade da minha casa viu? Beijos

Unknown disse...

OI Claúdia, obrigada pela visita e pela dica. Mas eu não queria tirar a parede não. Sabe porque? Ali fica o meu fogão e não tenho como colocar ele em outro lugar, a cozinha já foi planejada para ele ficar ali. É um local que originalmente não era para ser cozinha, nós adaptamos, por isto algumas limitações. Mas eu acho esquisito o fogão perto da escada, fico com medo de acidentes. Por isto a parede, é para proteção. Eu queria era aproveitar que ela já está lá e revestí-la também, com cerâmica ou outra coisa. E também acho que preciso deixá-la um pouco menor, acompanhando a faixa da cozinha. Difícil não? Beijos

Lúcia disse...

Claudia, gracinha suas plantinhas do vitrô. No meu vitrô da cozinha ficam o vasinho com hortelã e dois vasinhos com manjericão. Quanquer dia eu posto.
Beijos.

Luana disse...

Oi Claudia sou apaixonada por suculentas e cactos.
As suas são lindas demais.
Adorei a dica para cultiva-las melhos.
Bjos

Studio Cioccolato disse...

Oi Clau...lindas as suas suculentas...também fiquei com vontade de cultivá-las...
e os cachepots? maravilhosos...amo porcelana chinesa!!!

beijão!

Amábile disse...

lindas e não são chatinhas né
bj

Ana B disse...

Que cachepôs lindos... eu tinha uma suculenta no banheiro, mas os meninos regavam toda vez que usavam a pia e afogaram a coitada...

bia fá disse...

aaaaaaaaaah que bonitinhas!!!!!
adorei!!!
bjos
bom findi p vc!

Rosana Saraiva disse...

Eu tb adoro! Até pq são as unicas plantas q sobrevivem comigo! :P
E agora com estas dicas de cultivo vão viver mais ainda, pq acho q eu tava afogando as minhas! heheheheh!

Bjos e bom findi!

Isabela Kastrup disse...

Oi Cláudia, passei para agradecer a visitinha no meu blog. Amei as suas plantinhas e o seu espaço tb, agora virei sempre!
Beijos e um ótimo domingo!!

Tânia N. disse...

oI cLÁUDIA,
Nós também adoramos as plantas suculentas...
Beijos,

Unknown disse...

OI Cláudia, estou de volta!! Beijos

Karen disse...

Olá Claudia!!

Amei as suculentas, não sei onde estava com a cabeça que ainda não adquiri nenhuma rsrsrs, adoro flores!!
As suas ficaram ainda mais lindas nestes cachepos!!
E adorei as dicas,aprendi em como cultiva-las e assim vou encher a casa delas.
Bjkas no coração
Karen

ღ SOL ღ disse...

Prazer CLAUDIA, tambem entrei na roda de fas de suculentas. Achei uma graca suas suculentas nestes vasinhos.Tenho uma pequena colecao, que nao posso aumentar muito, devido ao pequeno espaco. Mas nao resisto ao ver novas especies. Esteja a vontade de visitar o meu cantinho. Tudo de bom , Sol