sexta-feira, 3 de agosto de 2012

A vida imita a arte


Certas notícias acabam chamando a atenção pelo inusitado e esta, além de me causar curiosidade, me deixou emocionada pela história que trazia embutida: um apartamento foi reaberto em Paris depois de 70 anos. Isso mesmo, um apartamento em Paris ficou absolutamente fechado por todo este tempo e é lógico que ao ser aberto, tal como uma tumba, contava histórias, através dos móveis e objetos que guardava.

O apartamento pertenceu à Sra. Marthe de Florian, atriz e socialite francesa da Belle Époque, que se mudou para o sul da França em meados de 1944, fugindo da guerra e não só nunca mais retornou, como nunca falou a ninguém sobre a existência do imóvel. Como veio a falecer recentemente, aos 91 anos, seus herdeiros iniciaram a busca por um inventário para que seus bens pudessem ser divididos e então descobriram o apartamento que foi reaberto.

Olhando as fotos, é possível imaginar que dentro daquelas paredes, o tempo parou e tudo ali continua intacto, como se sua dona tivesse ido na esquina tomar uma café. A espessa camada de poeira é a única intrusa ali.

Chama atenção, a presença de um Mickey Mouse, que de certa forma, faz a conexão entre o passado e o presente. Mas o verdadeiro tesouro são um quadro de uma bela mulher vestida de rosa, a Sra. Marthe de Florian, aos 24 anos de idade e um maço de cartas de amor amarradas com fita. Descobriu-se então que o quadro foi pintado por Giovanni Boldini, um dos pintores impressionistas mais importantes de Paris da Belle Époque. Nas cartas havia declarações de amor para Boldini, de quem Marthe era amante e musa.

Eu achei esta história fantástica e fiquei pensando que daria um belo filme, não é?

Vejam as fotos do apartamento:

Os móveis, próprios da época, são de deixar qualquer fã do estilo de queixo caído:



A penteadeira fabulosa, com as velas usadas, parecem saídas de um conto de fadas


Olha o Mickey aí:



Isso é uma avestruz empalhada, moda da época

Marthe de Floria, aos 24 anos de idade, pintada por Giovanni Boldini


Fiquei louca com estes espelhos - lindos demais!



Fonte: Telegraph

6 comentários:

Fabiana Kubiak disse...

que delícia! adoraria visitar o apartamento! e fiquei apaixonada pela penteadeira!!!!

Sra. de Faria (Val) disse...

Lindo, adoro esses móveis antigos, só naõ gostei do avestruz. Bjs.

ReCriando disse...

Nossa! Que história incrível!
Fiquei apaixonada por tudo. Morreria de amor entrando nesse lugar...

San Vasro disse...

Oi, Claudia!
Adorei seu blog... e esse apartamento é lindo!
Bjks
San Vasro

Carla Libório disse...

Meo Deos... como historiadora que sou achei a história incrível! é HISTÓRIA CONSERVADA INÓCUA! Impressionante! Parabéns e obrigada por postar!

Ines Wiltshire disse...

A história é fantástica mesmo e fiquei imaginando a história desta mulher na época e longe do apto. Concordo com você, daria um bom roteiro para um filme. Vim conhecer o seu blog através da Lu Klein
Bj...Bj
artemadeiraevida.blogspot.com