domingo, 15 de abril de 2012

Comidinhas do final de semana

Eu gosto muito de cozinhar, mas na correria do dia a dia nem sempre dá pra fazer alguma coisa diferente, por isso, no final de semana, sempre penso em uma sobremesa, um bolinho. Neste, não foi diferente, aproveitei uns mamões verdes que nasceram no quintal pra fazer um doce e as sobras de ovos de páscoa pra um brownie.

Olha eles aí e as receitinhas a seguir:

O Brownie na bandeja de bolinhas da loja Casa da Claudia


O doce de mamão ficou mais bonito no bowl Cupcake da Lojinha



Brownie (receita do site Panelinha, que eu adoro, mas com minhas alterações em negrito)

Ingredientes
200 g de manteiga
170 g de chocolate meio amargo
3 ovos
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
3 colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de canela em pó
meia xícara de uvas passas pretas
meia xícara de cerejas picadas


Modo de Preparo
1. Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média). Unte uma assadeira retangular média com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.

2. Passe a farinha, a canela e o fermento em pó pela peneira para uma tigela. Reserve.

3. Pique o chocolate meio amargo, transfira para uma tigela de vidro, junte a manteiga e leve para derreter no microondas.

4. Numa batedeira, junte o açúcar e os ovos. Bata em velocidade alta por cerca de 3 minutos ou até que a mistura fique esbranquiçada. Desligue a batedeira e, aos poucos, misture com uma espátula o chocolate derretido. (Como o chocolate ainda estará quente, se colocado de uma vez, poderá cozinhar os ovos.)

5. Na tigela com a massa de chocolate, adicione aos poucos a mistura de farinha com as passas e a cereja. Transfira a massa para a assadeira untada e jogue por cima gotas de chocolate na quantidade que preferir.

6. Leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 20 minutos. A massa ainda deve estar úmida quando sair do forno (com a aparência de um bolo ligeiramente cru). Deixe esfriar e sirva com creme batido ou sorvete de creme. (Se assar demais, vira bolo, e não brownie.)

7. Se quiser servir o brownie quente, deixe esfriar e desenforme. Em seguida, leve ao forno preaquecido a 160ºC (temperatura média) por 5 minutos.

A receita original leva 170g de chocolate branco picado, mas eu preferi acrescentar as frutas secas e as gotas de chocolate ao leite.


Doce de Mamão Verde

Eu adoro doces com cara de casa da avó, arroz doce, doce de abócora, de banana, de mamão verde. E como nasceu um pé de mamão no quintal, resolvi que faria o doce, mas quando era criança, minha mãe usava cal virgem (de cosntrução) pra deixar o doce cristalizado, mas como o Google resolve qualquer problema, descobri que poderia usar bicarbonato para substituir a cal e deu certo, você sabiam disso?

1 mamão verde médio
1 colher de sopa de pó royal ou bicarbonato (usei bicarbonato)
2 xícaras de açúcar
cravos a gosto

Modo de Preparo

Descascar o mamão e cortá-lo em cubinhos médios, lavá-los bem, colocar o mamão em uma vasilha e cobri-lo com água. Misture o bicarbonato e deixe descansar por 3 horas. Escorra e lave bem. Em uma panela coloque o mamão, o açúcar e os cravose cubra com água. Deixe ferver até o mamão estar cozidinho, mais ou menos 1 hora (ele fica durinho por fora e molinho por dentro)
Depois de pronto, conserve na geladeira. Só uma observação, o da minha mãe ficava verdinho, mas o meu ficou amarelado, alguém sabe por que?

Ah, olha aí a foto do meu pomar, tem dois pés de jabuticaba, lichia, banana e o mamão, no outro canto do quintal, tem amora e acerola (bom demais ter um quintal!)


e no fundo, o pé de mamão, que nasceu sozinho, temos uma jabuti que fica aí e come muitas futas, quando vimos o mamoeiro já estava grandinho.

4 comentários:

Laila Dietrichkeit disse...

Oiii nossa adorei seu blog!!!
Eu tenho um sitio, me mudei a pouco tempo e não paro com as reformas e com os cardápios variados!!
Dá uma passadinha lá pra ver a quantas anda minha bagunça hahaha
Vou estar sempre por aqui tb!

http://sitio-bela-vista.blogspot.com
Bjo bjoooo

fátima disse...

que delícia de quintal! adorei!

bj

*Wlady disse...

Claudia, delicia de quintal hein!
com certeza a família amou as sobremesas.
Ouvi dizer que para o doce de mamão ficar verdinho ele deve ser feito em tacho de cobre.
bjk

Anônimo disse...

O doce de mamão pra ficar verdinho tem q colocar um pacotinho de anilina verde ele um corante antigo encontrado em qualquer supermercado que deixa com uma cor bonita e natural, senão ele fica amarelado mesmo espero ter ajudado!