terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Pão de azeitonas

Tem gente que acha que ter um monte de maquininhas em casa é bobagem, que são inúteis e tals. Eu adoro uma maquininha e uso muito todas as que tenho em casa, adoro tudo o que possa facilitar a vida e economizar o meu tempo já tão escasso.

E a máquina de pão só prova isso - tenho usado a bonitinha umas quatro vezes por semana. Quase todos os dias tem pão caseiro pro café da manhã. Com frequência, faço a massa da pizza aos sábados e venho tentando experimentar receitas novas sempre que posso. A última foi a do pão de azeitonas. Fazia tempo que estava querendo fazer, daí no domingo, dei uma pesquisada nas receitas da internet e como sempre faço, juntei umas duas receitas, acrescentei uns ingredientes por conta e voilá - foi um sucesso! Ficou delicioso, muito leve, mas com o sabor marcante dos ingredientes.

A receita tá aí:

Pão de Azeitonas

1 copo de água morna (uso o copo medidor da máquina)
2 colheres (sopa) azeite
1 colher (chá) sal
3 copos farinha trigo
1,5 colheres (chá) fermento seco
3 colheres de (sopa) de queijo parmesão ralado
ervas a gosto(usei salsinha, cebolinha, orégano e manjericão)
1 copo de azeitonas sem caroço (misturei a verde e a preta, mas com as pretas em bem maior quantidade)


Preparação:
Colocar todos os ingredientes na ordem acima, com exceção das azeitonas, programar a máquina para a função 1, (na máquina Britânia - pão básico), quantidade de massa II e eu usei a opção massa clara, mas esta fica por sua conta. Quando apitar, adicionar as azeitonas.




Ficou delicioso! E a próxima aventura será fazer panetone! Me aguardem!

19 comentários:

Juju disse...

Hummm delícia de sabor!!!
beijos

Quarto de Despejo disse...

Anhãã, deve ficar uma delícia mesmo!!
Por coincidência, ontem imprimi uma receita de Pão de Azeitona, para fazer para o sábado, num almoço pros amigos!
Depois te conto e mostro como ficou!
A sua receita é mais facíl, mas como não tenho a máquina de pão, fico sem saber se vai dar certo.

Bjs,

Lucia

Tauana disse...

Cláu ele ficou com uma cor linda!!
E deve ter ficado magnífico, de dar água na boca!!
Eu tb adoro essas máquinas que facilitam nossa vida, tô querendo uma fritadeira de Natal rs...
Meu marido me pega kkkkk.
Bitocas!!!

Juliana Cintra disse...

Obrigada Cláudia...
E o que é esse pão hem? Deu uma fominha!!rsrsrsrs
Bjs

Priscila Oliveira disse...

Amiga como vc sabe ganhei a minha a pouco tempo não tem nem um mês e estou adorando, ontem mesmo fiz um pão de calabreza, tbm penso como vc adoro maquininhas para facilitar a minha vida, costumo dizer quando me questionam que não é luxo e sim praticidade!
Deve ter ficado realmente uma delícia, vou experimentar fazer e depois te conto!

Bjs....

BlogPortobello disse...

Nossa, já comi um desses, é realmente muito bom! De queijo cheader voce ja fez?? fica uma delícia também! Visita o nosso blog, tem muita coisa legal pra vc ver!
bjos! :)

Maria Fe disse...

Nossa, parece ótimo!
Ele fica bem salgadinho como a azeitona?
Não gosto da preta, mas imaginei um pão só com a verde... hummm
bjo

bia fá disse...

hum..deu fome agora...rs
bjss

Giovana disse...

Nossa, que cara ótima!!!! deve ser uma delícia...
Adorei sua visita e seu blog tb!!!
Bjo bjo
Gi

Unknown disse...

Adorrro pao feito em casa!!! aquele cheirinho de pao... pao quentinho com manteiga que coisa mais boa!!! e guria fui eu que fiz sim a kokeshi =D fui olhando fotos pela internet e fui fazendo.... e sai ela! fico babando nela.... já mostrei em tudo que é lugar rsrsrsrsrsrsrs
beijao MAlu
www.malukreando.blogspot.com

Lili disse...

As lombriguinhas estão se manifestando aqui, que delícia de pão!!!! :D
Bjks! ;)

Jaiane Lima disse...

Receita novidade pra mim, mas deu uma vontade de experimentar!!! rsrs
Bjs! :)

BlogPortobello disse...

oi, obrigada pela visita, continue acompanhando as novidades.
;)

Lidiane Vasconcelos disse...

Pois eu acho que se a máquina tem utilidade tem mais é que usar mesmo. Depois que comprei minha lava-louças, por exemplo, não quero outra vida. E a máquina de pão é outra maquininha na qual estou de olho...

Eu vi que você postou sobre o aniversário do Bicha Fêmea. Quero agradecer muito sua gentileza em querer fazer parte da festa e comemorar comigo. Não ter participado no prazo é um mero detalhe. Minha alegria ao ver seu post foi de ter visto o das outras meninas. Inclusive, já atualizei no Bicha a minha lista de convidadas que vieram para a festa. ;)

Katia Bonfadini disse...

Claudia, isso deve ser uma delícia! Adoro pão e adoro azeitonas!!! Por que não experimentá-los juntos??? Beijos! Obrigada por palpitar no Criative-se e boa sorte!!!!!

Marcelle Rebelo disse...

Concordo com vc. Amo minhas maquininhas e estou namorando uma máquina de pão. Vc acha que o custo benefício é interessante? Fico pensando se não gasta muita luz ou material...eu ainda quero uma waffleira, uma omeleteira...rs

disse...

clau obrigada pela receita.
vou tentar fazer hj,, me deu vontade.
hummm
bjs

Marcelle Rebelo disse...

Oi Claudia, obrigada por me visitar e responder sobre a maquina de pão. Me animou, quando eu conseguir comprar, te falo, não vai ser por agora. O pão de azeitonas me dá água na boca, só de olhar o post...beijocas

Edna disse...

Bom dia Claudia
Não podia deixar de vir aqui p/ pegar a receita deste pão que a amiga Bruxinha tanto falou em seu Blog. Eu tb ganhei a máquina no mês passado e estou adorando...inclusive entrei num grupo que so conversa à respeito da mesma. Se quizer participar me dá um toque.
Bjks eboa semana!