sábado, 9 de outubro de 2010

Quanto gastamos nos armários da cozinha e mais algumas dicas

Como tinha avisado, aqui vai mais um post sobre cozinha. Como reformamos a nossa recentemente e vocês acompanharam tudinho aqui, resolvi dar algumas dicas para quem quer se aventurar no "faça você mesmo".

Os armários da nossa cozinha foram todos feitos pelo Pedro, o marido, mas vale ressaltar que, apesar de ser advogado, ele já tem certa habilidade na marcenaria e várias ferramentas que facilitam a vida na hora de bancar o marceneiro.

Dentro deste esquema de "botar a mão na massa", economizamos horrores e pra quem quer se aventurar na arte, mostro aqui o que gastamos para a construção de todos os armários da cozinha.

Placas de MDF - 300,00
Perfis de alumínio - 480,00
Vidros para as portas - 300,00
Ferragens (corrediças, dobradiças, amortecedores, parafusos etc) - 120,00

Total: 1.200 reais

Pelas pesquisas que fizemos, se fossemos comprar os armários, gastaríamos mais de 7 mil reais. Se tivéssemos encomendado os armários de um marceneiro, gastaríamos um pouco menos, por volta de 5 mil. Com a baita economia feita, conseguimos trocar os eletrodomésticos antigos pelos novos, de inox, incluindo aí a geladeira side by side, que era meu sonho de consumo já há alguns anos.

Quem tem intenção de se aventurar na empreitada, saiba que é preciso uma certa habilidade pro serviço, as ferramentas corretas e ter um projeto condizente com sua cozinha, não adianta querer inventar, é legal dar uma pesquisada em revistas e nas lojas e ver o que mais se adapta ao seu espaço.

Depois disso, procure lojas especializadas em produtos para marcenaria, lá além de encontrar vária cores e espessuras de MDF, ferragens, puxadores e etc, é indicado que você leve um desenho esquematizado, com todas as medidas para que os vendedores possam lhe orientar na melhor escolha. Cabe também muita pesquisa nesta hora, não compre na primeira loja que entrar, além dos preços que variam, a quantidade de produtos interessantes também é imensa.

Marido também dá uma dica bacana: muitas vezes, decidimos mudar os armários porque enjoamos das cores e da disposição e não porque eles estão em más condições. Assim, se o seu armário ainda estiver aguentando o tranco, dê a ele uma segunda chance - troque o revestimento. Vá atrás de outro revestimento (laminado ou MDF) para as portas e gavetas - seu armário ganhará nova cara, você não gastará os tubos e também não gerará mais lixo.

Outra dica importante: ao projetar seus armários, pense no que pretende guardar em cada um deles, assim, você define altura das prateleiras, quantidade de gavetas e etc. Isso é importante para otimizar o espaço, principalmente se o ambiente tem medidas reduzidas.

No próximos posts, vou dar dicas de como decorar sua cozinha gastando pouco e as medidas necessárias para um bom projeto de cozinha. Aguardem.

Criei um email para responder dúvidas ou dar sugestões sobre decoração, reforma etc, se precisar de algo, aproveite: sefossenaminhacasa@gmail.com

9 comentários:

Nanda disse...

Que maravilha! Ah, se meu marido soubesse fazer móveis! hehehe
bjs
www.mundogavido.blogspot.com

Ciao Bella disse...

E as fotos? Podemos ver? Bjs

Fernanda Sahira disse...

aii guria sabe q aqui meu marido esta assim tb? ele comprou desde de serra, lixadeira essas coisas, ele aprendeu e nos faz poupar horrores em grana...coisa boa neh?? sua cozinha esta muitooo linda, tudo de bom...Vc nao vai participar do sorteio? estou esperando seu email ta??
beijokas

fe

Maíra disse...

POxa q bacana, mas aqui em casa o meu além de não ter dom nenhum morre de preguiça rs....
Mas ficou tdlindo aí viu!! Parabéns a ele.
beijos bom feriado!

Manuela Nygaard disse...

ótimas as dicas!
eu ja to decidida: vou fazer eu mesma!
não parece tão dificil, vai ser só o armário embaixo da pia.
o material nao tenho mt p onde correr, só tem 1 loja na minha cidade, só o laminado, formica ou seja la o que vou revestir é que vou comprar fora.vou comprar o MDF já cortado nas medidas certas (um amais grosso pras laterais do armario e outro mais fino pras portas, nao vou fazer fundo, só prateleiras, as laterais vao ser presas direto na parede por "L" e as portas de correr, com uma corrediça pra deslizar bem)
pelo modelo que escolhi ficará super fácil de executar, qd fizer posto no blog c passo a passo e td!
Bjs

Borbulhas Literárias disse...

Sua cozinha... GENTE!!!!! Tô passada.

Natália disse...

Oi Cláudia!

To de volta! Passa lá no meu apê!

Sua cozinha ficou lindona e que marido prendado hein!? hehehe

bjokas,NA

Silvia Orchidea disse...

Olá Cláudia, pasma com a reforma, muito bom gosto, está de parabéns, pelo ambiente e por don maridom!

em tempo, o sorteio da revista já foi divulgado? perdi a oportunidade de ver na extração da loteria.

até mais, boa sorte
Silvia
Rio

Nêssa Rodrigues disse...

Isso foi realmente uma pechincha!
Meu pai é marceneiro e vai fazer os armários da cozinha pra mim, tb vou economizar horrores... depois te conto tá!
Um abraço