quarta-feira, 8 de abril de 2009

Japan pop show ou o quarto da minha filha

Tive que pedir autorização pra Luíza, minha filha de 14 anos, pra colocar o quarto dela aqui. Ela autorizou, mas quis ela mesma tirar as fotos, então tá, né? (não ficaram muito boas, porque o quarto dela é meio escuro e as fotos foram feitas ontem no final da tarde)

Ela é louca pelo Japão. O sonho dela é viajar para lá e conhecer Harajuku, o bairro do povo ultra-fashion de lá.

Desde os 5 anos, ela demonstra interesse pela cultura japonesa, enquanto os aniversários das amigas tinham como tema, Barbie e etc, os dela tinham Hamtaro, Sakura Card Captors e coisas do tipo. Com oito anos, começou a fazer cursos de mangá e até já ganhou alguns concursos da área. Faz aulas de japonês e participa de encontros de cosplayers (gente que se veste como os personagens dos mangas e animes) e é fã do rock japonês, sim isso existe! Existe e tem uma imensa legião de fãs, que se reúne em comunidades e lota os shows, como o último que aconteceu no domingo, em São Paulo, da banda AnCafe, lógico que ela estava lá.

Bem, o quarto dela não tem uma decoração específica, é pintado de roxo e lilás, cheio de posteres de bandas e de personagens de animes - é uma miscelânea de coisas e objetos japoneses ou não, misturados a uma bagunça "organizada", segundo ela, que incluem equipamentos eletrônicos, dois computadores, skates, bolsas jogadas pelo canto, enfim, posso dizer que junto com o quarto da minha enteada, são os únicos lugares bagunçados da casa, nem o quarto do meu filho de 2 anos e meio é assim. Mas é o quarto dela, né, e adolescente precisa ter seu território.

Ah, pra quem não tem idade pra saber, Japan Pop Show era o nome de um programa de calouros japonês, que passava nas manhãs de domingo, na TV Record (eu acho!), na década de 70.





19 comentários:

Ruby Fernandes disse...

ahahah, eu sei "exatamente o que é isso tudo que você descreveu", meu filho de 15 anos também é assim. Sempre participa de cosplay e ama j-rock, pergunta para ela se ela gosta de Myavy e Gackt (não sei se é assim que escreve). Meu filho também desenha mangás e também faz japonês. Ele até tem um apelido em japonês, Yuki. Todos os amigos e amigas também são dessa turma que adoram o Japão. Bjokas querida.

dollystar disse...

Pois é Claudia estou apostando se encontraremos uma mãe de adolescente que não vive essa mesma situação. Acho importantíssimo que êles criem seu próprio espaço, seu mundo e que demonstrem seus gostos. O Japão tem suas magias e encantos que cativam assim como a Índia, os EEUU. O mundo mágico japones, a moda maluca, colorida e mais que descontraída vai de encontro àquilo com que todos jovens ocidentais almejam >>>LIBERDADE!
Com meus filhos, vivi a época dos skates, os primeiros bermudões, aqueles que são tão enormes que a cueca fica aparecendo e confesso que foi difícil me habituar...Mas tudo faz parte do contexto de modernidade e se queremos as crias por perto e nos contando sempre tudo sobre o mundo em que vivem, o mínimo que podemos fazer é engolir a sêco; caso contrário, as consequências virão no futuro.
Beijocas e parabéns à sua filhota..amei as cores, o despojamento
Dolly

Unknown disse...

OI Cláudia, que barato! Parabéns para sua filha, ela tem personalidade! E isto é muito bancana. É muito importante os pais respeitarem os gostos do filho, e vc faz isto muito bem! O quarto dela não é tão bagunçado assim, precisava ver o meu quarto de adolescente, tinha dias que estava um primor, mas tinha dias que até eu tinha medo de me perder lá dentro, para desespero de minha mãe! Eu só fico imaginando quando minha filhinha de 02 anos crescer e chegar esta fase da auto-afirmação, espero saber respeitá-la e orientá-la adequadamente, ai meus sais! Beijos

Unknown disse...

Claudia,
eu tinha uma amiga que cantava no Japão Pop Show...

Ozenilda Amorim disse...

Adolescente é isso mesmo e o quarto dela não é taão bagunçado assim não, pelo menos pelas fotos parece ter uma certa ordem nas coisas, ou a bagunça organizada.
Parabéns pela filha tão esperta.
;)

Bricolar e Poupar disse...

A mim também não me pareceu desorganizado... pelo contrário, tá arrumadinho, a minha piolha ainda nem tem 2 anos e essa sim é muito desarrumada, eu até desconfio que deve ser um prazer para ela ver tudo no meio do chão, ela não deixa nada no sítio :) rsrsrsr!!
Achei curioso uma menina gostar deste tipo de decoração mais voltada para o Japão, eu também acho que demonstra personalidade e que não anda atrás de modismos!
bj :)

fátima disse...

bagunça? onde? se vc. visse o apartamento da minha filha caçula ia saber o que é bagunça...rsrsrs
mas é isso mesmo, tem que deixar a moçadinha fazer o que gosta, na idade certa, né? meu filho, qdo. era adolescente usava bermuda caindo (acho que ficava segura pelo pint#), cabelo de todas as cores possíveis, piercing... é normal isso. depois passa.

bj

*Wlady disse...

oooi!
Lá em casa também tem uma adolescente que gosta de Hamtaro, Sakura, mangás ...
bjk

*~* Coisas da Bruxinha *~* disse...

Claudia, sei o que é bagunça organizada hehhehehhehe. Bom lá em casa eu adotei a seguinte tecnica , não fico mais atras , pq senão eu ficava louquinha da vida , agora eu simplesmente fecho a porta e faço de conta que é uma parde fechada ali, hehheheheh, pra não ter stress .
hehheheh, obrigada pela visita , lindo o quarto da sua filha . bjs Leila

Isabela Kastrup disse...

hum, adoro decoração com elementos do japão. Os leques na parede estão lindos, as kokeshis. E não achei nada desarrumadíssimo, rs.
Beijos,
Isa

Selma disse...

Meu filho tem 12a e desde que me lembro é admirador da cultura japonesa, o canal animax é a trilha sonora da minha casa. Muito fofa a Luiza!

Marcelle Rebelo/Kisa/Cecell disse...

Que legal a decoração aproveitando um hobby da sua filha...pink e vermelho ficam muito femininos e quente também. Adorei os detalhes. Parabéns. Marcelle. http://pedacinhodacel.blogspot.com

cris mitsue disse...

Adorei! Não sou muito fã de coisas japonesas, apesar de ser descendente de japonês, mas respeito quem gosta e acho legal... Caraca, agora vendo as pessoas aqui em cima falando de seus filhos. Me senti fora da casinha. E eu que só tenho 14 anos com um blog sobre decoração rsrs. O meu estilo tá tudo lá no blog... só olhando pra ver (dã) haha. Adorei os quadrinhos na parede do quarto de sua filha! Beijocas. Boa Páscoa! Virei mais vezes aqui! =*

Renata disse...

O quarto dela tem estilo Clau, adorei! E é bem a carinha dela viu, do jeito que eu imaginava.

bjs,

Chris disse...

Ahhhh que interessante claudia! Adorei viu?! Essa cultura japonesa e super interessante mesmo, eu nao sei muito mas adimiro sua filha viu? Muito bacan, acho legal quartos de adolescente, geralmente cada coisinha tem um porque, e tudo com muita intensidade!
Tbm tenho vontade de conhecer o japao! =]

bju bju

Juju disse...

Feliz e abençoada Páscoa!!!
Beijos

septos disse...

Bem legal tbm....Só não gostei muito dos quadros da parede...

Invitrogen disse...

O quarto ficou muito bem decorado,adorei!!!

Anna disse...

Muito legal sua filha ser assim.
O quarto da minha também tem influências do japão, ela adora ( estou atualmente procurando uma grande árvore de cerejeira(adesivo) para complementar a decoração.
mil beijos