Num comentário do post sobre a minha cozinha, a Nina pediu minha opinião sobre a máquina de lavar louças, porque ela disse que está querendo comprar uma, mas que algumas pessoas dizem que talvez ela vá usar pouco e que a máquina não lava direito etc, então resolvi responder em forma de post porque pode servir para outras pessoas.
Eu adoro máquina de lavar louças. A minha primeira eu comprei há 13 anos atrás, ela era da marca Enxuta, que não existe mais e muito parecida com o modelo que eu tenho hoje. A máquina lavava as louças direitinho, mas deu milhões de problemas - só no período de garantia, ela foi pra conserto umas oito vezes, as peças quebravam, a bomba de água queimava, enfim, não é à toa que a fábrica faliu, afinal a qualidade era péssima. Ainda assim, que fiquei com a máquina por uns sete anos, sendo que ela ia pra conserto, pelo menos, uma vez ao ano. Sim, sou insistente.
Quando percebi que não compensava mais, dei embora e comprei uma Brastemp, mas usada, paguei uma mixaria – 20 reais, na mesma ocasião comprei uma secadora de roupas da mesma marca e também usada, pelo mesmo preço. As duas foram compradas em um bazar de caridade. A secadora, eu tenho até hoje, é ótima, tá certo que eu só uso em emergências porque gasta muita energia, mas a lava-louças foi outra novela. Troquei o motor, ele queimou logo em seguida, qualquer conserto com peças originais era muito caro e eu desisti dela. Daí, fiquei cerca de seis meses sem lava-louças, mas eu não nasci pra lavar louças, daí comprei uma Britânia e de toda essa estória, foi meu maior erro. rs
A máquina não presta. Ela tem um modelo muito parecido com o da Enxuta, mas é inferior a ela, pois só tem um espargidor de água, enquanto o da Enxuta tinha dois, um embaixo e um em cima e com a Britânia, se você colocar um pouco mais de louça embaixo, a água não chega em cima, que é onde geralmente ficam os copos, daí eles saem sujos.
Na primeira semana o suporte do espargidor inferior quebrou e levou 40 dias pra peça chegar. Depois disso, tive mais dois problema, cheguei a mandar mensagem pelo site da empresa reclamando e nunca me responderam, o que eu acho o máximo do pouco caso com o consumidor. E ontem, a máquina começou a engasgar, funcionava, parava, funcionava, parava, um saco!
Resumindo, eu estou vendo outra pra comprar, provavelmente GE (essa lava até panelas) ou Cônsul, porque gosto muito de terminar de comer e não ter que colocar minhas mãozinhas pra trabalhar, ou seja, sou totalmente a favor da máquina, apesar das experiências infelizes.
Só recomendo, não comprem Britânia!!Ah, segundo pesquisas divulgadas na imprensa, gasta-se menos água pra lavar com máquina do que lavar na mão. Mais um detalhe, o sabão específico custa bem carinho.
Bom, eu vou continuar insistindo, porque afinal sou brasileira e vou comprar outra e aproveito pra desejar boa sorte pra quem vai comprar uma. Talvez, o problema seja comigo. rs
Atualizando:
Meninas, obrigada pelas dicas de marcas de lavadoras. Marido acha mesmo que temos que trocar urgentemente, já que a nossa como eu disse, agora só funciona quando quer. Acho que vou ficar com a GE, que eu tinha visto e é da mesma linha do fogão que comprei na sexta-feira. Sim, acabei de comprar um fogão e já vou ter que gastar de novo, fazer o que, né? Bem, deu pra perceber que todo mundo que tem ama a sua maquininha, né?
beijocas