sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Rumo às comprinhas

Hoje o dia tá corrido demais, por isso não tem fotos e não tem novidades.

Passei só pra desejar um bom fim de semana e pra dizer que na segunda volto com novidades. Amanhã estarei em São Paulo e vou dar uma passadinha "de leve" na 25 de março e na Liberdade. Me aguardem!







fotos: wikipedia e dtdnews

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A varanda

Há um ano atrás, quando pintei a cadeira e os suportes dos vasos, mostrei um pouquinho da varanda da frente pra vocês.

De lá pra cá, fiz os quadrinhos e dei uma rechauchutada no lugar. Instalei o porta-temperos que ganhei da minha amiga e que, depois de pintado virou porta-suculentas e, no último final de semana pintei e instalei as mandalas que tinha comprado em Pedreira por 2 reais cada.

Agora, acho que está completo, o que acham?





terça-feira, 20 de outubro de 2009

O banco rústico foi parar na sala

Este banco foi comprado há cerca de oito anos, quando um móvel de madeira reciclada não custava os olhos da cara, ainda não estava na moda, como hoje.

Na época, ele ficava no espaço da churrasqueira da minha antiga casa. Nesta casa, o salão onde fica a churrasqueira ainda não está totalmente pronto, então, ele ficava num canto meio abandonado, mas como o móvel é lindão e eu adoro misturar rústico, moderno, antigo, ele foi para na sala, inclusive suprindo a necessidade de assentos, enquanto não decidimos se compramos mais um sofá ou se colocamos umas poltronas.

Eu achei que ficou bem bacana com as almofadas de seda sintética constrastando com os tons da sala e combinou também com a mesa de centro que é de madeira de demolição e com os móveis da sala de jantar que tambem são rústicos. Gostaram?





quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dia dos professores - lembrancinhas





Se existe uma profissão desvalorizada no Brasil é a de professor e o pior, é que ela é uma das mais necessárias. Alguém consegue imaginar sua vida hoje, sem os professores que teve no passado? É claro, que como em tudo na vida, tem gente boa e gente ruim, mas eu ainda me lembro da dona Maria Aparecida, minha primeira professora, há mais de 35 anos. E me lembro de outras também, como a Terezinha de História, no colegial ou o Marcel, na faculdade de jornalismo, enfim, vários foram muito importantes na minha vida.

Minha filha tem 15 anos e está na fase de reclamar dos professores, não gosta de praticamente nenhum e eu acho normal, depois passa e ela vai se lembra com carinho deles. Rebeldia pura!

Já, o Pedro Henrique, do alto dos seu três anos, tem cinco "tias"* na escolinha, onde passa quase o dia todo. Três são professoras e duas são auxiliares, que recebem as crianças no portão, brincam no parquinho, dão almoço, banho, trocam fraldas dos que ainda precisam, enfim, verdadeiros anjos da guarda do meu menino. Sempre que posso agradeço pelo carinho delas (tudo bem, eu pago e pago caro, mas escolhi esta escolinha porque dentro das minhas avaliações era a melhor e também porque precebi o carinho e o cuidado das professoras e auxliares com as crianças). Agradecer nunca é demais!

Então, hoje mandei uma bandejinha de quarto pra cada uma delas, coisa simples, mas de coração, elas merecem.

Parabéns a todas as professoras, não apenas hoje, mas em todos os dias do ano, pelo trabalho essencial que fazem!


* há dias atrás, recebi o comentário de uma leitora do blog, pedindo que eu não chamasse mais as professoras do meu filho de tia e resolvi falar sobre isso hoje. Eu conheço a luta dos professores pelo reconhecimento profissional, já trabalhei na APEOESP e no Sindicato dos Professores e em nenhum momento, quis minimizar a atuação profissional delas. Escrevi o tias com aspas, porque é assim que meu filho as chama e é assim também que elas se tratam entre si, na escola. Pode até ser errado, mas eu não quis de jeito nenhum desmerecê-las. Além disso, como eu disse, não são apenas professoras que ficam com ele, mas também as funcionárias da escola e todas são chamadas por ele e por todas as crianças de "tia". Acho que na educação infantil fica difícil dissociar a professora da figura da "tia" e na minha modesta opinião, isso não diminui a professora. É claro, que ninguém vai chamar de tia a professora do ensino médio etc, mas uma criança de 3 anos, não vê a professora como professora e sim, como "tia".

Posso estar errada, mas esta é a minha opinião, sem intenção de ofender ninguém.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Sábado é dia de festejar

Temos um grupo de amigos que se reúne com frequência - amigos da faculdade do marido, minhas amigas da adolescência, enfim, um grupo muito animado.

São comuns os churrascos e festinhas - sempre preferimos fazer as coisas nas casas, raramente no encontramos em bares ou restaurantes. No sábado, foi aqui em casa e além dos queijinhos, castanhinhas, patês, torradinhas e etc, sempre faço um docinho pra fechar a noite.

Desta vez escolhi o brigadeiro de copinho. Adivinhem se fez sucesso?rs
Foram 3 bandejas iguais a esta aí e não sobrou nenhum.



A receita? A mesma do brigadeiro tradicional, mas em ponto de colher, não de enrolar. Depois de desligar o fogo, acrescente meia lata de creme de leite pra cada lata de leite condensado, coloque nos copinhos e cubra com o que quiser, eu usei power ball, mas já fiz com granulado, cereja picada, nozes picadas, nunca estragou!rs

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Porque o Dia da Criança já tá aí

É lógico que os presentinhos dos filhos já foram comprados, pela internet pra facilitar a vida. Mas pros seis "sobrinhos postiços" - filhos de amigas, eu não vou dar presentes, porque a grana tá curta, mas pra não passar em branco, fiz estas lembrancinhas: as canecas foram compradas em Pedreira por 1,99 cada e eu as enchi com guloseimas, gominhas e cobrinhas de gelatina. Fiz um pacotinho bonitinho e pronto!

Acho que a criançada vai gostar.





E, como o Dia dos Professores também já está aí, no feriadão, farei as lembrancinhas das "tias" da escolinha. Me aguarde!

Bom feriadão a todas!

E aí, já me mandou email pra participar do Encontro de Blogueiras de Campinas e região?

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Bandeja pro banheiro



Os perfumes do pessoal lá de casa ficam no banheiro pra ganhar tempo quando estamos ali nos arrumando. Já ouvi dizer que não é bom que os perfumes fiquem em locais úmidos, mas meu banheiro é bem grande e arejado, por isso, nunca tive problemas com os que ficam lá.

Antes, eles ficavam em uma bandeja de vime, mas como o vime é irregular, volta e meia, eu encontrava um vidro de perfume caído, daí resolvi fazer esta de madeira e decoupage. Agora os perfumes ficam organizados e a bandeja ajuda a enfeitar o banheiro que ainda não tá do jeito que eu quero.

Meus perfumes preferidos? Lavanda Baby, da Johnson's e o Frescor em Toque, de Cupuaçu, da Natura. Este último não fica na bandeja, porque é um perfume em creme, que vem em latinhas fofas. Tão fofas que filho pega pra brincar, então eu deixo na gavetinha do banheiro.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Mais um mosaico

Gente, finalmente terminei meu segundo trabalho de mosaico: a mesa-bandeja! Tava louca pra ver a belezinha pronta, mas o tempo é curto e mosaico é uma coisa que exige tempo, paciência e concentração, ou seja, só dá pra fazer quando filhote está dormindo, então, o processo fica lento.

Mas finalmente, ela ficou pronta e já está bonitinha ao lado do meu sofá. Ela é daquele tipo que você pode tirar os pés e guardar pra usar só quando necessário, mas como eu tinha esse cantinho aí, resolvi deixá-la montadinha. Não ficou bom? Eu adorei o resultado. E ontem, na aula de artesanato comecei a fazer um cachepô de falso mosaico (super bacana) e uma das casinhas de passarinho, que comprei em Pedreira, e que vai ficar na varanda de casa. Depois mostro tudo a vocês.

Ah, a orquídea da foto foi presente do marido há duas semanas e a luminária marroquina é aquela que eu trouxe da 25 de março, lembram?

Encontro de Blogueiras de Campinas e região
Se você é de Campinas ou da região e está a fim de participar de um encontro de blogueiras, me mande um email (claumedeiros@hotmail.com). Junto com a Lucimara Scomparim, estou organizando um encontro, se possível para novembro. Mas, se você não é de Campinas nem da região e quer participar mesmo assim, mande email também!




terça-feira, 6 de outubro de 2009

Casa Cor Campinas: eu fui!

No domingo finalmente consegui ir até a Casa Cor Campinas, estava com os convites há mais de um mês (gentilmente cedidos pela Márcia Carini, do casa.com.br), mas não conseguia de jeito nenhum arrumar um tempinho pra ir lá. É impressionante como temos dificuldade em arrumar tempo pras coisas que dão prazer e as obrigações tomam conta do tempo (mas isso não é assunto pra este post).

Gente, esta foi a primeira edição da Casa Cor Campinas, aqui só tinha a Campinas Décor, que é ótima, mas é sempre bom ter mais um evento deste tipo no calendário da cidade. O local escolhido, brilha por si só, o Casarão do Parque Ecológico¸ um marco da arquitetura campineira do século 19, que também se espalha pela Tulha e Capela da antiga Fazenda Mato Dentro, com 110 hectares e que tem projeto paisagístico de Roberto Burle Marx. Precisa mais? A foto aí embaixo mostra como o casarão é lindo.



Bem, mas vamos à mostra. Infelizmente, era proibido fotografar, então as fotos que vocês verão são do site oficial, mas vou tentar contar rapidamente o que vi por lá. Tudo muito bonito e de bom gosto, mostrando mais uma vez, que dentro da idéia de morar bem, ganha cada vez mais destaque o rústico com muito conforto. Vi muita, mas muita mesmo, madeira de demolição, em revestimentos de parede, de piso, mas principalmente em móveis - uma mesa de jantar imensa, feita com uma única árvore foi a imagem que mais me marcou na mostra, um escândalo de linda!

Mas não pense que a predominância do rústico significou ausência do luxo, muito pelo contrário, a mostra deixa claro que é possível casar um sofá Luiz XV com estofamento de seda com uma mesa de madeira de demolição e eu adoro isso!

Mas o que eu mais gostei mesmo foram os espaços externos, onde os paisagistas investiram em muitos futtons, estampas tropicais, luminárias de cipós, velas, almofadas de algodão, espreguiçadeiras imensas – eu, com certeza, moraria naqueles jardins, para sempre!

Uma coisa que eu adorei foi verificar que a maioria dos blogs mostra exatamente o que vi lá, deixando claro que a mulherada tá super antenada com o que rola no mundo da decoração. Dá pra afirmar com toda certeza, que os blogs são hoje divulgadores do que os melhores decoradores e designers estão criando. Viva os blogs!
Ah, quer saber qual a flor mais vista por lá, tirando o orquidário, que só tinha orquídeas (rs)? As bromélias! Elas dominaram os espaços, afinal, a inspiração da Casa Cor Campinas, foi Burle Marx, um dos principais incentivadores do uso das plantas tropicais.

Eu amei e no ano que vem, estarei lá novamente.








Fotos: site Casa Cor Campinas

Encontro de Blogueiras de Campinas e região
Se você é de Campinas ou da região e estiver a fim de participar de um encontro de blogueiras, me mande um email (claumedeiros@hotmail.com). Junto com a Lucimara Scomparim, estou organizando um encontro, se possível para novembro. Topas?

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Distração, oportunismo ou cara de pau?

A queridíssima Lucimara Scomparim, está passando por uma situação, no mínimo, muito chata. Os posts dela com as lindas artes que ela faz estão sendo descaradamente copiados pelo blog Em todos os tons. O problema não está em usar imagens de outras pessoas em seu blog, está em não publicar os devidos créditos, dando a entender que aquilo foi feito pela dona do blog.

Ela não foi a primeira, nem será a última a passar pos isso, infelizmente, o que só prova que, como em tudo na vida, ter um blog também exige bom senso, educação e respeito pelas outras pessoas.

Então, gente, vamos ficar espertas com o uso de imagens de outras pessoas, nós adoramos ver coisas bonitas e os blogs têm sido uma fonte infinita de inspiração, mas inspiração não pode ser desculpa pra tomar o que é dos outros como seu.

Se todo mundo colaborar, a comunidade blogueira poderá ser feliz para sempre.

Bem, depois de falar sobre as coisas chatas da internet, vamos falar sobre as coisas bacanas: amigas e selinhos. Eu recebi estes há alguns dias, mas devido á falta de tempo, não consegui publicar antes. Então, me desculpe pela demora e muito obrigada pelo carinho.

Este eu ganhei da minha vizinha Ro:



Este eu ganhei da Carol


E este eu ganhei da Si

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O que é luxo pra você?

Desde que comecei este blog, cada vez mais encontro gente que ama incondicionalmente sua casinha e faz coisas divinas com pouco dinheiro e muita criatividade. Quando comecei, não conhecia muitos blogs do tipo e a maioria dos que visito hoje foram surgindo depois, mas todos mostram claramente que a mulherada faz verdadeiros milagres pra deixar suas casas mais bacanas. E eu acho que esta deve ser uma tendência mundial porque cada vez mais surgem blogs e também programas de TV voltados para o assunto.

Bem, mas por que eu estou falando isso?

Porque eu vejo por aí casa super bacanas e sofisticadas e também casa mais simples, mas todas têm em comum o fato de serem extremamente agradáveis e bem cuidadas. Isso, na minha opinião, é luxo puro!

Eu mesma moro em uma casa super simples, mas que tem luxos que eu valorizo demais, como muito espaço, um quintal gramado, onde os passarinhos aparecem pra fazer ninhos, a localização (o bairro é daqueles antigos, que fica pertinho do centro e que é um sossego só), enfim, tem cara de casa de gente e não de revista, aqui não tem piso de mármore, não tem cristais caríssimos, mas tem gente feliz, tem cheiro de bolo recém-assado misturado ao perfume do jasmim florido, tem riso de criança e ruído (rs) de música de adolescente.

O que mais tem lá em casa? Tem as artes que eu e marido fazemos, os móveis de lojas de usados que reformamos, as almofadas e cortinas saídas da minha máquina de costura, tem uma gata que passeia com a imponência de uma rainha.

É a minha casa que eu abro pra vocês, nas fotos que publico aqui. Já viram que eu quase nunca publico fotos de sites e revistas, não tenho nada contra, mas minha casa, dá sempre tanto assunto e eu adoro mostrar.

Já morei em casas mais simples que esta, já paguei aluguel e tive que deixar as paredes brancas porque o proprietário assim o queria, já tive móveis das Casas Bahia (viu, Isabel?) porque não dava pra ter outros, enfim, hoje vivo no paraíso e este é meu maior luxo.

E pra você, o que é luxo?

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Quindim de iogurte



Fazia tempo que eu não publicava uma receitinha por aqui e esta é sensacional. Eu sou uma pessoa que adora doces, o que é um problema, já que preciso perder peso. Daí, quando chega o final de semana é um dilema: sobremesinha especial, pizza no sábado à noite, almoço em restaurante no domingo (por sorte, ontem fomos a um japa e só comemos coisas magrinhas), à noite, sobrinho do marido ia em casa, daí fiz um lanche especial e a noiva dele, levou um bolo de limão maravilhoso. Pensem em uma pessoa que não parou de comer, aff!

Mas, mesmo de consciência (e corpo) pesadíssima, quero dividir com vocês esta receita, que nem é tão calórica como a maioria dos quindins e além disso, é muito fácil de fazer e não leva 500 ovos.rs

Quindim de iogurte
4 ovos
4 gemas
1 pote de iogurte natural
1/2 xícara (chá) leite (não coloco, porque acho que deixa o quindim mole)
3 xícaras (chá) açúcar (eu coloco só uma xícara e ainda assim, fica bem docinho, sem ser enjoativo)
100 gramas de coco ralado seco ou 200 grs de coco ralado fresco

Bata todos os ingredientes no liquidificador, despeje em assadeira de buraco no meio (eu uso uma pequena, porque dá cerca de 1 litro de massa),untada com manteiga e açúcar. Leve ao forno em banho maria por aproximadamente 40 minutos ou até dourar. Sirva gelado.

Ah, mas eu não passei o fim de semana só comendo não, fiz algumas artes também, depois mostro a vocês. Boa semana a todos!