quarta-feira, 27 de maio de 2009

Mistura de estampas





Bem, então vamos à postagem semanal:

Eu tenho visto muitas pessoas andando pelas ruas com roupas que misturam estampas - xadrez, bolinhas, listras, oncinha e devo confessar que não gosto, acho que fica tão difícil acertar que é melhor evitar. Mas como vivemos em uma democracia, cada um faz o que quer.

Mas a mistura de estampas na decoração geralmente fica legal. Eu, que amo almofadas, acho super bacana misturar estampas. Se você escolher uma cor como base, fica bem bonito misturar listras, flores, o que der na cabeça.

Nas fotos, vocês podem ver a minha camona - adoro ela grandona assim e também adoro uma colcha branca, principalmente pra poder brincar com as cores das almofadas, cortinas, tapetes e outros detalhes do quarto.

A almofada que está na frente foi feita no final de semana com o retalhinho que sobrou das cúpulas dos abajures, as duas azuis aveludadas foram compradas nas lojas Pernambucanas por 5,90 reais cada, as três de cetim bordado foram feitas por mim já há algum tempo, gastei 10 reais para fazer as três e as vermelhonas no fundo (já disse que adoro vermelho? rs e também adoro a combinação com o turquesa), eu gastei 4,90 reais de tecido para cobrir as duas, elas vieram junto com o recamiê que fica no pé da cama, em outro post eu mostro, ok?

Ah, só pra não passar sem reclamar, eu de-tes-to o armário do quarto. Como vocês podem ver, ele é daqueles que fica em volta da cama e, se por um lado é bom, porque cabe muita coisa, por outro, escurece ainda mais o quarto que já tem pouca luminosidade. Num futuro distante, vamos pegar uma das salinhas do escritório (de pouco uso), que fica ao lado e transformá-la em closet e banheiro. Deus é pai!

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Não é um post de despedida, mas de "vou dar um tempo"

Gente, eu amo este blog, amo as visitas e os comentários de vocês, amo fazer um monte de coisas pra casinha e vir aqui mostrar. Tenho aprendido muito nos blogs alheios também - sempre tem uma novidade, uma dica, um segredinho que fazem a diferença na hora de arrumar a casa com pouca grana. Mas, o tempo está curto, muito curto, não estou conseguindo fazer tudo o que queria, tenho mil planos e idéias e pouquíssimo tempo pra colocá-las em prática e pra complicar, resolvi estudar pra prestar um concurso bacana aqui em Campinas e daí a coisa desandou mesmo. Porque ou eu faço uma coisa ou faço outra - até porque além de inventar moda, eu trabalho fora, tenho uma casa grande pra cuidar (sem empregada), tenho dois filhos, um deles com 2 anos e 8 meses e também uma enteada.

Dá pra sentir que a correria tá boa, né?

Então, vai ser o seguinte, vou tentar visitar os blogs de vocês, mas não garanto comentários, ok? E as postagens vão ter que se resumir a uma por semana. Isso deve ser assim por uns dois ou três meses, depois se tudo der certo, volto à velha forma.
Não me esqueçam, hein?

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Esta idéia eu copiei da Ruby




Quando a Ruby mostrou no blog um quadro que tinha feito com flores do cerrado, adorei a idéia, mas fiquei intrigada, porque nunca tinha visto as tais flores. Então, fiquei imaginando quais flores poderia usar pra reproduzir o quadro, até que num belo dia, andando pela Tok & Stok, dou de cara com as lindas flores do cerrado e, o mellhor, vermelhas!

Vou confessar que achei meio caras - 7,50 reais cada. Mas, eu precisava muito delas, então comprei duas e já chegando em casa, fui fazer meus quadrinhos. Pintei dois painéis quadrados e pequenos com tinta na cor cru, esperei secar, marquei o centro, furei com uma tesoura, cortei o caule da flor, que era muito grande, encaixei a flor no painel e coloquei uma fita adesiva larga atrás pra fixar. Pronto, ficaram ótimos em cima da passagem da sala para o corredor.

Obrigada, Ruby!

quarta-feira, 20 de maio de 2009

De bandeja

Faz tempo que eu não mostro aqui as minhas artes produzidas aulas de artesanato. Então, aí vão as duas últimas bendejas.


terça-feira, 19 de maio de 2009

Atendendo a pedidos - receitinhas

Prometi às queridíssimas Sutana e Flávia algumas receitinhas e resolvi publicar aqui (isso tá virando um blog de comidinhas, né?rs) porque podem interessar a outras leitoras do blog:

Fondue de Queijo (pra Sutana)
esta é a receita que eu faço há uns 10 anos, desde que marido comprou o nosso apsrelhinho de fondue (ela veio no livrinho que acompanhava o kit)

250g de queijo gruyère
250g de queijo emmental
1 dente de alho
1 pitada de noz moscada
1 colher de sopa de amido de milho (eu não uso, acho que não precisa)
1 cálice de conhaque (20 ml)
3/4 de um copo de vinho branco seco (cerca de 180ml)

Pique os queijos em pedaços pequenos. Passe o alho nos lados e fundo da panela
Coloque os queijos, o vinho, o conhaque e a noz-moscada e vá misturando, sempre em fogo baixo, até fundir totalmente o queijo.
Continue mexendo até que a massa ganhe uma consistência homogênea, logo após levantar fervura.

Sirva preferencialmente com pão italiano, mas na falta desse você pode usar outro pão, desde tenha consistência firme para não se despedaçar quando você mergulhar no queijo.

Também gosto de ter alguns legumes cozidos pra espetar nos garfinho, como batata, cenoura, brócolis e couve-flor.


Patês (pra Flávia)
Patê de Cebola (o meu preferido - mais fácil, impossível!)
1 lata de creme de leite sem soro
1 pacote de sopa de cebola
Misture os dois e sirva.

Patê de Ricota
300 gr de ricota fresca
1/2 caxinha de creme de leite
2 colheres de (sopa) de azeite
ervas (manjericão, alecrim, orégano, salsinha, cebolinha, hortelã - as que você mais gostar)
sal
bater tudo no liquidificador ou no processador


Patê de Ricota Defumada
250 gr de ricota defumada
1/2 caixinha de creme de leite
2 colheres de (sopa) de azeite
sal
pimenta calabresa
bater tudo no liquidificador ou no processador

Patê de atum ou frango
250 gr de ricota
1/2 caixinha de creme de leite
2 colheres de (sopa) de azeite
sal
1 lata de atum ou 1 xícara de frango cozido, temperado e desfiado

Bata todos os ingredientes no processador e ao final, misture delicadamente o frango ou o atum.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Os cupcakes da Lu



Minha filha Luíza tem demonstrado aos poucos um certo interesse pela cozinha, mas como toda pessoa normal, não gosta daquela estória de cozinhar todos os dias - quer é inventar receitas diferentes e só quando tem vontade!

Há alguns dias, ela me disse que tinha procurado na internet duas receitas que queria fazer: as famosas panquecas da Nigella (que ela ainda não fez) e cupcakes, que ela achava lindinho e queria muito fazer. Fui atrás dos corantes e do açúcar de confeiteiro que não tínhamos em casa e no sábado, à tarde, ela fez os bolinhos. E ficou super animada com o resultado, tanto que já está querendo fazer mais e começou até a pensar em fazer os bolinhos como lembrança de sua festinha de 15 anos em julho. Será que a animação dura até lá?

Bem, a receita está aí embaixo, é super rápido de fazer e fica realmente muito gostoso, muito leve e nem um pouco enjoativo.

Cupcakes de Baunilha
1 xícara de açúcar
150g de margarina sem sal(temperatura ambiente)
1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de amido de milho
1 xícara de leite
15 gotas de essência de baunilha
e pitada de sal
1 colher de sopa de fermento
1 colher de chá de bicarbonato
2 ovos (temperatura ambiente)

Bata na batedeira o açúcar, a margarina e os ovos. E, seguida, acrescente os demais ingrediente, sendo que o bicarbonato e o fermento devem ser colocados por último e misturados suavemente com uma colher (não use a batedeira!).

Coloque a massa nas forminhas de papel próprias para cupcakes e se tiver uma assadeira de cupcakes fica bem mais fácil: é só colocar as forminhas na assadeira. Se você não tem, dentro de uma assadeira comum, espalhe as forminhas. Ela também usou algumas forminhas de silicone em formato de estrela e coração que tínhamos em casa. Coloque a massa até a metade das forminhas porque ela cresce bem e se passar muito, os bolinhos não ficam tão bonitos.

Leve os bolinhos ao forno pré-aquecido por cerca de 15 minutos ou até começarem a dourar, não deixe ficar muito dourado pra que fiquem mais macios.

Depois de assados e já frios, a Lu usou o meu injetor de temperos (que parece uma seringa) e colocou nos bolinhos geléia de morango e nutella diluída em um pouquinho de leite (mas o recheio é opcional porque ele fica bem gostosinho sem o recheio também).

Para cobrir, ela usou glacê real:
1 clara de ovo
250 gramas de açúcar de confeiteiro
suco de meio limão

Bata a clara em neve, e depois acrescente os outros ingredientes, batendo até que esteja bem firme. A Lu dividiu o glacê em duas partes: em uma acrescentou gotas de corante rosa e em outra, violeta. Cobriu os bolinhos por cima espalhou confeitos coloridos de estrela.

A receita rendeu cerca de 13 bolinhos. Não ficaram lindos?

Ah, ela só reclamou de ter que limpar a cozinha depois, disse que não gosta nada dessa parte. Boba, né?

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Torta de Maçã



Bem, antes de entrar na receita, vou saudar todas as minhas amigas esquisitas! Gente, adorei saber que vocês também são esquisitas.haha! Então, vocês também são adeptas das listinhas, é? Ainda bem que não sou a única. O problema é que minhas listinhas só crescem. rs

Mas vamos à torta de maçã (gente, vocês viram que esta é a terceira comidinha que eu publico aqui nesta semana - é porque entrei em um nova dieta, daí só quero falar de comida. Ai, meus sais!) A torta é simplérrima - eu sempre faço essa mesma massa e creme e só mudo a cobertura - pode ser banana, morango, abacaxi, o que a imaginação mandar.

Receita:
Massa:
1 pacote de bolacha maizena (200 gramas)
2 colheres de (sopa) de margarina sem sal em temperatura ambiente

Bata no liquidificador ou no processador as bolachas até virarem pó, transfira para uma vasilha, coloque a margarina e misture com as mãos até virar uma massa homogênea, coloque em uma assadeira untada (eu usei uma de pizza porque fiz duas receitas, já que o povo lá de casa come bem!), fure a massa com um garfo pra não formar bolhas e leve ao forno até começar a dourar (cerca de 10 minutos).

Cobertura:
Creme:

1 e 1/2 copo de leite (copo americano)
1 lata de leite condensando
1 caixinha de creme de leite
2 colheres (sopa) de amido de milho
gotas de baunilha

Misture todos os ingredientes menos o creme de leite e leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar, desligue o fogo, acrescente o creme de leite e misture bem. Espalhe sobre a massa assada.

Doce de maçãs:
6 maçãs (eu usei Gala)
4 colheres de (sopa) de açúcar
suco de 1 limão
1/2 xícara de água

Corte as maçãs em fatias (pétalas) finas com casca e leve ao fogo junto com os outros ingredientes em fogo baixo, até formar uma calda meio grossa. Espalhe as maçãs sobre o creme e por cima, jogue a calda. Sirva gelada. Se quiser fazer foto, faça logo, porque eu não consegui fazer uma foto dela inteira.rs

Delícia!!

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Nosso quintal

Eu já contei sobre a minha casa, mas como não me canso de repetir vou contar de novo. Nós a compramos no início de 2006 e ela ainda está em reforma (sim, TRÊS anos de reforma!!).

A casa é da década de 70 e estava muito estragada porque ficou fechada por quase dez anos, enquantos os filhos brigavam pela herança. Então, quando resolveram vendê-la, ela estava bem ruinzinha, mas fica em um bairro excelente a cinco minutos do centro da cidade e como toda casa antiga é bem espaçosa. Mas o que nos fez decidir por ela, foi o tamanho do terreno: 490 metros, o que me garante um quintal imenso, por isso, resolvemos enfrentar uma super reforma e "pular dentro" como diz marido e posso dizer que a cada dia estou mais feliz com minha casinha.

Há tempos, eu sonhava com um quintal gramado e no meio do lixo, foi isso que eu vislumbrei quando visitamos a casa pela primeira vez. O quintal ainda está longe do que eu pretendo, mas só de ver as flores coloridas, já fico imensamente satisfeita com tudo o que conseguimos fazer até agora.

É aí que recarregamos nossas baterias.





mais um selinho pra coleção


Este selinho eu ganhei da Ana, que é uma graça, super simpática e atenciosa.

É um convite para reflexão sobre sua própria luz, que também será a primeira regra para postagem do selinho.

1 - Completar a frase "EU SOU LUZ E QUERO ILUMINAR..."

Eu quero iluminar quem puder para que sejam mais sensatas e solidárias!

2 - Linkar o blog de onde o selo partiu e deixar um recado avisando que o recebeu.

3 - Linkar e repassar o selo para cinco blogs que, na sua opinião, sejam blogs de luz.

4- Repassar para mais cinco blogs , para que a luz continue irradiando...


Eu vou repassar para:

Isabel, do Casa de Juntados

Lu Périco, do Coisas de Casinha

Chris, do Velho Mundo Novo

Wlady, do Continuando

Tânia, do Pedacinho do Céu

Fátima, do Viver é Afinar o Instrumento

Todos estes blogs são especiais, deliciosos e eu adoro visitá-los, por isso acho que todos são blogs de muita luz.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Presentinho pra minha cozinha




Eu sou uma pessoa esquisita! Pronto, confessei! Sim, é verdade. Eu faço algumas coisas que imagino que nenhuma outra pessoa faça, por exemplo, eu tenho uma lista de coisas que pretendo comprar pra cada cômodo da casa. Por exemplo, no do meu quarto, estão: tapetes novos, lustre, colcha e por aí vaí. E conforme vou comprando, vou riscando da lista, que às vezes, ganha novos objetos de desejo. Mas, sem dúvida nenhuma, a maior lista é a da cozinha e tem coisas que vão de torradeira a talheres de bambu. E o engraçado é que muitas coisas são baratinhas e sempre encontro por aí, mas nem sempre me lembro de comprá-las, por isso, a idéia da lista.

Uma coisa que eu queria comprar há muito tempo era um prato de bolo com pé, tinha que ser de vidro, tiha que ser transparente e tinha que ter tampa. Pois, um dia desses em uma passada pelo Extra, dentro das promoções do Dia das Mães, eu encontrei o prato por 29,90 reais. Pronto, agora ele é meu! E eu aproveitei pra estreá-lo com uma receitinha de bolo de cenoura, que eu estava morrendo de vontade de fazer. Não é lindo?

E como marido também adora uma promoção, quando saiu com a filha pra comprar meu presente de dia das mães, voltou com uma espagueteira (não, este não foi meu presente!), que ele queria há muito tempo, comprada nas Lojas Americanas, por 59,90 reais. Eu não tirei fotos, mas aviso que ela é super bonitona, de inox e minhas panelinhas devem estar morrendo de inveja da novidade. Coitadinhas!

Eu critico, mas também elogio
Dia desses, eu reclamei aqui da revista Casa Claudia e de uma matéria, no mínimo, equivocada. Pois, a edição de maio da revista está um show e na minha opinião, duas matérias merecem destaque: uma que traz dicas de compras de coisinhas pra casa em supermercados (gente, eu falei disso aqui na semana passada, lembram? rs), tá certo que eu achei tudo muito caro, geralmente encontro coisinhas mais baratinhas, mas tudo bem.

E a outra matéria é no estilo "faça você mesmo", dando um monte de idéias bacanas. Eu adorei! Tentei encontrar o link das matérias, mas estas duas não foram disponibilizadas no site. Quem puder comprar, eu recomendo.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Mousse de limão - a sobremesa do dia das mães




Como em todos os anos minha mãe fez feijoada no almoço do dia das mães. Eu até preferia que ela aceitasse sair pra almoçar (sim, eu sei os restaurantes estão infernais nessa data!) ou que fizéssemos um churrasco (os homens iriam trabalhar mais), mas ela insiste e a feijoada é boa demais, então ficamos assim, ela faz a feijoada e eu levo a sobremesa e um bolinho pro lanche.

Como eu acho que pra combinar com a feijoada pe legal uma coisa mais fresquinha e leve, pensei em uma mousse de maracujá, mas em dois supermercados onde fui não tinha o suco concentrado nem a fruta e como minha filha não curte maracujá, resolvi fazer a mousse de limão, que além de fácil, é ma-ra-vi-lho-sa. Você nunca fez? Então, aproveita que a receita é facílima e faz hoje mesmo, porque é bom demais!

Já disse que adoro coisinhas azedas e o limão é um dos meus sabores preferidos?


Mousse de limão


1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite (eu usei a caixinha de 200 ml)
1/2 xícara de suco de limão puro

Bata tudo no liquidificador, leve à geladeira, por no mínimo três horas e se quiser, deixar mais gostosinho e charmoso, espalhe umas raspinhas de limão por cima.

Gente, é só isso! Pode ser mais fácil? (ah, eu fiz duas receitas, tá?)

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Antes e depois - quadrinhos

Estes quadrinhos devem ter uns dez anos - eu os comprei na feira de artesanato daqui de Campinas - eles são feitos com flores desidratadas e foram colocados na minha antiga sala de jantar, mas há muito tempo estavam guardados e devido ao tempo, estragadinhos, as flores estavam desmanchando e tinham fungos e outros bichinhos, mas eu não ia jogar fora, né?

As molduras são bonitinhas e estavam em bom estado, então eu desmontei os quadrinhos, tirei o papelão onde estavam as flores, lavei os vidros porque tinha pedaços de pétalas grudados, recortei retângulos de papel cartão, colei o guardanapo de papel por cima, esperei secar bem e reemoldurei.

Nas molduras, passei duas demãos de pátina glaze dourada Acrilex por cima da madeira, pra dar um toque de brilho e poder acompanhar as molduras de gesso douradas que estavam na parte da frente do corredor. Agora sim, o corredor está pronto e sem gastar quase nada.

Eu escolhi um guardanapo que tinha flores e folhas de diversos tamanhos, já que os quadrinhos também tinham tamanhos variados e cujos desenhos eram em tons outonais: marrom, ocre, verde. Eu gostei muito!