Minha filha Luíza tem demonstrado aos poucos um certo interesse pela cozinha, mas como toda pessoa normal, não gosta daquela estória de cozinhar todos os dias - quer é inventar receitas diferentes e só quando tem vontade!
Há alguns dias, ela me disse que tinha procurado na internet duas receitas que queria fazer: as famosas panquecas da Nigella (que ela ainda não fez) e cupcakes, que ela achava lindinho e queria muito fazer. Fui atrás dos corantes e do açúcar de confeiteiro que não tínhamos em casa e no sábado, à tarde, ela fez os bolinhos. E ficou super animada com o resultado, tanto que já está querendo fazer mais e começou até a pensar em fazer os bolinhos como lembrança de sua festinha de 15 anos em julho. Será que a animação dura até lá?
Bem, a receita está aí embaixo, é super rápido de fazer e fica realmente muito gostoso, muito leve e nem um pouco enjoativo.
Cupcakes de Baunilha
1 xícara de açúcar
150g de margarina sem sal(temperatura ambiente)
1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de amido de milho
1 xícara de leite
15 gotas de essência de baunilha
e pitada de sal
1 colher de sopa de fermento
1 colher de chá de bicarbonato
2 ovos (temperatura ambiente)
Bata na batedeira o açúcar, a margarina e os ovos. E, seguida, acrescente os demais ingrediente, sendo que o bicarbonato e o fermento devem ser colocados por último e misturados suavemente com uma colher (não use a batedeira!).
Coloque a massa nas forminhas de papel próprias para cupcakes e se tiver uma assadeira de cupcakes fica bem mais fácil: é só colocar as forminhas na assadeira. Se você não tem, dentro de uma assadeira comum, espalhe as forminhas. Ela também usou algumas forminhas de silicone em formato de estrela e coração que tínhamos em casa. Coloque a massa até a metade das forminhas porque ela cresce bem e se passar muito, os bolinhos não ficam tão bonitos.
Leve os bolinhos ao forno pré-aquecido por cerca de 15 minutos ou até começarem a dourar, não deixe ficar muito dourado pra que fiquem mais macios.
Depois de assados e já frios, a Lu usou o meu injetor de temperos (que parece uma seringa) e colocou nos bolinhos geléia de morango e nutella diluída em um pouquinho de leite (mas o recheio é opcional porque ele fica bem gostosinho sem o recheio também).
Para cobrir, ela usou glacê real:
1 clara de ovo
250 gramas de açúcar de confeiteiro
suco de meio limão
Bata a clara em neve, e depois acrescente os outros ingredientes, batendo até que esteja bem firme. A Lu dividiu o glacê em duas partes: em uma acrescentou gotas de corante rosa e em outra, violeta. Cobriu os bolinhos por cima espalhou confeitos coloridos de estrela.
A receita rendeu cerca de 13 bolinhos. Não ficaram lindos?
Ah, ela só reclamou de ter que limpar a cozinha depois, disse que não gosta nada dessa parte. Boba, né?

