segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Sob o sol da Toscana

Assim como a Provence, a Toscana é uma região que me atrai muito, morro de vontade de conhecê-la, pois além de linda, é a terra do meu avô materno.

Filmes como Sob o Sol da Toscana e Cartas para Julieta se passam lá e são um deleite para os olhos. Já assistiu Sob o Sol da Toscana?

É um filme com a Diane Lane, que conta a estória de um mulher, que após a separação ganha uma viagem de presente para a Toscana e de lá resolve não voltar, compra uma casa "caindo aos pedaços", comanda a reforma, se apaixona por um italiano e acaba vivendo feliz para sempre. É um filme médio, mas as imagens da casa, dos lugares, a rusticidade do lugar, as comidas, são simplesmente encantadores.



Daí um dia, descobri que o filme foi baseado numa história real, contada no livro do mesmo nome, pela escritora norte-americana, Frances Mayes. Ela se separou sim, mas diferentemente do filme, viajou com o novo marido para a Toscana, se encantaram pelo lugar e resolveram comprar uma casa lá.

Compraram Bramasole (é a casa tem nome), que fica num terreno com plantações de oliveiras e que é margeado por uma muralha etrusca(!!) do século 8 a.C. O livro conta a saga do casal para reformar a casa, se acostumar com os hábitos italianos, com a comida (ó que sacrifício!), enfim, um livro para ser devorado, pois tem até receitinhas. Enquanto eu lia, sentia o cheirinho de manjericão, sálvia, azeite, hummm.

E a história não pára por aí, o livro tem uma continuação, Bella Toscana, que comecei a ler agora, mas estou adorando. Recomendo os dois! E você, assistiu ao filme? Leu o livro? Gostou?

Ah, paguei 18 reais em cada livro, na Nobel.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Sorteio de um prato da Casa da Claudia

É isso, mais um sorteio pra vocês de mais uma peça da loja Casa da Claudia , mas não é um prato qualquer, é este prato aí:




lindo, em vidro rosa, com pé alto, que vai deixar sua mesa mais charmosa.

Quer saber como ganhar? Vá lá no blog da Cinara. Já conhece o blog dela? Ótimo! Não conhece não? Então corre lá porque as receitas da Cinara são de babar no teclado, um perigo!

Então, é isso, em parceria com minha amiga Cinara, você pode ganhar este prato lindão. Não vai perder, né?

Aproveita e passa na loja pra ver as novidades mais fofas do mundo!

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Pra não dizer que não falei das flores

Ter flores em casa é uma delícia, mas muita gente acho que custa caro comprar semanalmente flores frescas.

Uma boa pedida é o CEASA, mas o de Campinas, fica muito longe de minha casa, então não compensaria ir toda semana, pois o que gastaria de combustível anularia a economia. Mas, eu descobri que comprar flores na porta do cemitério vale muito a pena.

Superstições à parte (pra quem é supersticioso), descobri que os preços são ótimos. E, como o principal cemitério de Campinas fica no caminho entre o trabalho e minha casa, na sexta-feira, passo lá.

Veja o que fiz com as que comprei nesta semana:

No móvel da sala de jantar (o "vaso" é um copo gigante comprado na 25 de março já com esta finalidade):


Na mesa de jantar:


Nas garrafinhas de azeite, suco etc na porta da entrada:




No banheiro, também em um vidro de azeite:


Na mesa da cozinha (não, os quadrinhos não estão tortos.rs):


As carioquinhas em destaque - minhas preferidas:


Quer saber quanto gastei? 10 reais - 6 reais no maço de carioquinhas e 1 real em cada rosa na cor champagne, comprei 4 e ganhei mais duas. Fala se não vale a pena encher a casa de flores, fica lindo, deixa um cheirinho delicioso e dá um clima ótimo à casa. E você, compra flores?

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Bolo de Maracujá

Faz tempo que não posto uma receitinha aqui. Mas, este bolinho que fizemos nesta semana ficou delicioso e vale a pena aparecer aqui. Digo, fizemos, porque fiz junto com o Pedro Henrique, meu filho de 5 anos, ele adora cozinhar e não pode me ver indo pra cozinha que quer ajudar, como já mostri aqui em outros posts.

Bem, mas vamos à receita:



2 ovos
1 colher (sopa) de margarina
1 xícara (chá) de açúcar
1 copo (americano) de suco de maracujá concentrado (eu usei o da fruta mesmo)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó


Bata no liquidificador todos os ingredientes, com exceção do fermento, que deve ser misturado com uma colher, delicadamente à massa. Eu usei uma forma média de buraco no meio e assei em forno médio por cerca de 40 minutos.

Para a cobertura, misturei 1/2 xícara (chá) de açúcar, 1/2 xícara (chá) de suco de maracujá e a polpa de um maracujá e despejei sobre o bolo morno. Fure o bolo com um garfo para que a cobertura penetre melhor.

Eu adoro o azedinho do maracujá e achei que ficou delicioso.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

um novo ano, um novo quarto

De uma certa forma, sinto que o ano está começando agora, filhos voltaram às aulas, minhas aulas começaram hoje e, por mais que eu esteja trabalhando em ritmo alucinante desde o início de janeiro, sinto que agora 2012 pegou no tranco.

Estou cheia de planos para este ano, estou voltando pra yoga, me matriculei no Pilates, quero dar uma desenferrujada no meu inglês com um cursinho rápido e em junho termino o curso de Design de Interiores (olha, como passa rápido).

Bem, e como o ano começou agora, resolvi que vou dar um jeito no meu quarto (nosso, meu e do marido). Na verdade, vamos trocar de quarto com minha enteada e ele está precisando de uma reforminha básica, quero trocar a janela que está com problemas, colocar um piso de madeira, fazer rebaixo de gesso e passar massa corrida.

Marido vai fazer nosso armário e eu quero bem grande e com todas as divisórias que precisamos, um projeto bem personalizado e vai fazer também a cabeceira de nossa cama. Quero um espaço para uma TV de LCD, cortinas novas, um banco com almofadas, lustre bacana, enfim, um quarto todinho novo!

Tô com mil ideias na cabeça e algumas dúvidas, mas desisti da parede em tom vinho, pois o quarto é escuro e pelo mesmo motivo, apesar de não ser 100% fã, os armários serão brancos. Então, pra dar mais luminosidade, quero as paredes em tons de verde e lilás, mas nada com cara de quarto de bebê.

Separei algumas imagens de quartos que gostei, de alguns gostei de tudo, de outros, gostei de alguns detalhes, mas publico aqui os que me chamaram a atenção.

E, se tudo der certo, no próximo post passarei dicas para decorar um quarto de casal.

Achei a cama um tanto o quanto escura, mas adorei o tom verde dos quadrinhos e dos abajures:


Não teria um quarto tão "rosado" assim, mas gostei da cor da parede e do ar de frescor que ele tem:


Muito branco pro meu gosto, mas adorei a faixa de papel de parede como rodateto (Projeto de Marise Kessel e Carmen Zaccaro):


Mais branco ainda, mas amei o detalhe das almofadas floridas e os armários são parecidos com o que quero:


Bem neutro, pra ser meu precisava de uns toques de cor, mas transmite aconchego:


Adorei os detalhes em prata - adorei mesmo!:


Ficou lindo o contraste da parede neutra com as cores vivas (projeto de Julio Rosa):


Amei! É um quarto feliz! (projeto de Juliana Savelli):


É bem cinza, é verdade, mas gostei das listras horizontais, que não são muito comuns e ajudam a alargar a parede, fazendo parecer maior do que é:


De todos foi o que mais gostei, amei as "boiseries", nome que se dá a estas molduras nas paredes, muito comuns na França - achei que o quarto transmite aconchego, frescor, sofisticação e simplicidade ao mesmo tempo - o meu preferido! (projeto de Paola Ribeiro)


E você, de qual gostou mais?

Fotos: Casa Claudia, House to Home, Lediniz, As Coisas mais simples da vida, Blog do Mobiliario e Fenlauher

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

As cores de Mondrian

Quando escrevi o post sobre Frida Kahlo, fiquei pensando em como os grandes artistas com suas ideias e sacadas de cores, sombras e luzes podem influenciar nossas escolhas na decoração.

Como uma pessoa que adora cor, gosto demais das pinturas do holandês Piet Mondrian. Tenho certeza de que muita gente já viu reproduções de suas obras, sem saber quem as tinha pintado.

Ele foi criador da corrente artística conhecida como neoplasticismo e ficou famoso pelo uso das cores primárias associadas ao preto e branco.

São dele, estas pinturas aí:





Mas, como tudo vira inspiração, olha só:

a cadeira de Arne Jacobsen na versão Mondrian


a Red Blue Chair, de Gerrit Rietveld


a almofada da Tok&Stok


o tubinho nada básico de Yves Saint Laurent


Mondrian na versão pufe


luminária


Na decoração (você usaria a combinação amarelo/azul/vermelho? Gosto das três cores, mas juntas, acho que não usaria):

















Imagens: Decor4all, Decorations.net, Furniture Inspire, ArtPerceptions, Roche Bobois, Falar Design, Yves Saint Laurent