quinta-feira, 30 de junho de 2011

O verde na Casa Cor SP

Estive ontem na Casa Cor SP e é sempre uma delícia de passeio. A beleza dos ambientes enche os olhos e andando aqui e ali é possível identificar algumas tendências, como o uso do amarelo, visto em várias composições. Eu, que não uso roupas amarelas de jeito nenhum, adoro o amarelo na decoração, acho que enche a casa de vida, por ser uma cor solar, alegre. Gosto mesmo! Flores amarelas, então, adoro!

Bem, vou fazer alguns posts pra mostrar a vocês algumas coisas que selecionei, começando pelo paisagismo, que pra ser sincera, sempre acho um pouco pobre nas mostras, mas sempre tem alguma ideia, alguma dica pra usar, né? Vamos lá:

uso de dormentes - pode ser bem batido, mas eu sempre acho lindo e o legal é que a madeira por já ter uma longa "história" resiste bravamente ao sol e chuva (e nada como uma cadeira de design interessante pra dar personalidade):




giarssóis - tem coisa mais bonita e mais simples?




Casca de pinho, seixos brancos, poltronas confortáveis, muitas plantinhas e uma gaiolinha ali no canto - precisa mais?



um cantinho repousante, uma cobertura romântica e um lutre de cristal - amei!



outro canto do mesmo jardim daí de cima - adorei o tecido listrado (tenho um igual, comprado pra reformar um sofazinho que vai pra área de lazer), também gostei demais das toras de madeira, cortadas de forma retangular, servindo como mesinha de centro - um charme!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Em férias e em terapia

Senta que este post é loongo.

Bem, pra começar, venho contar que entrei em féria oficialmente hoje, depois de entregar as pastas com os trabalhos do semestre – terceiro semestre já (o tempo realmente voa!). É incrível como a gente olha os trabalhos mais antigos e vê um progresso considerável, muito bom isso.

Mas, apesar de estar em férias do curso de Design de Interiores, tenho três trabalhos em andamento, que vão consumir boa parte do meu tempo, porém ainda pretendo aproveitar este período mais tranqüilo pra botar a casa em ordem.

Como os últimos tempos foram de muita correria, os armários, minha mesa de trabalho e tudo o mais está precisando de uma organização. Daí, me lembrei de um livro fantástico que li no final do ano passado e que ainda não tinha mostrado a vocês – Terapia do Apartamento. Este livro foi escrito pelo mesmo autor do excelente blog apartamenttherapy, do qual sou fã e lê-lo me abriu os olhos pra muitas coisas sobre minha casa e as casas que conheço por aí.



O autor fala da importância de prestarmos atenção às nossas casas, aos problemas que elas apresentam e às soluções, geralmente bem simples, mas de grande efeito. O livro propõe mudar a casa em oito semanas e prova que é possível. Ele fala sobre “curas”, pois mostra que de uma certa forma nossas casas também ficam doentes, pelo abandono, pelo acúmulo de coisas sem função, pela sujeira, pelo descaso e que precisamos promover as curas, senão ficamos doentes também – desanimados e sem vontade de voltar pra casa ao final do dia.

Confesso que nunca me senti assim, adoro voltar pra casa, acho que meu lar é o melhor lugar do mundo e tem que ser assim, pois aqui moram as pessoas mais importantes pra mim, minha família e eu mesma!

Mas, por conta da correria dos últimos meses, quero colocar em prática algumas terapias que ele ensina, uma delas é a Área de descarte – Após separarmos o que deve ir pro lixo ou doação, é preciso reservar um lugar da casa onde durante o período de cura da casa, devemos deixar objetos, roupas, sapatos, brinquedos, eletrodomésticos, livros, revistas que não têm uma função definida, mas dos quais não conseguimos nos livrar. Se depois de botar a casa em ordem, ainda sentirmos necessidade deles, eles voltam ao seu lugar de origem, senão devem ir pra doação ou pro lixo. Já parou pra pensar em quantas coisas temos em casa que nem sabemos pra que servem? Eu tenho montes e quero resolver isso.

Outra coisa interessante é que devemos entrar em cada ambiente da casa, listando tudo aquilo que é problema, desde a lâmpada queimada ou a porta rangendo até a rachadura da parede ou o piso soltando. Ou seja, tanto os pequenos quanto os grandes problemas da casa, têm importância. Uma amiga que leu o livro, disse que sente que, por causa destas pequenas coisinhas que vão ficando pra trás, a casa dela está “morrendo”,olha que triste.

Pois, ao fazer estas listas, o autor pede que também anotemos, o que podemos fazer de imediato e o que requer mais tempo e dinheiro e, de tempos em tempos, devemos rever a lista pra, ao final, estar com a casa nos trinques.

Na vida real


Eu tenho a impressão de que minhas listas serão grandes, mas que muitas coisas eu e marido poderemos fazer tranquilamente. E, agora saindo um pouco do livro, percebo que em muitas casas, as coisas são assim, as pessoas vão deixando de cuidar e elas vão ficando problemáticas, desagradáveis, tristes.

Há um tempo, visitei a casa de uma família de padrão mediano e que tinha nas paredes a pintura original da construção de mais de 20 anos, é claro que estava em péssimo estado, não há tinta que resista a todo este tempo, descascada em alguns lugares, encardida em outros, um horror. Daí, que uma lata de tinta branca de 18 litros de boa qualidade, custa em média 150 reais e naquele caso, pintaria as paredes de, pelo menos, dois ambientes. Com algumas bisnagas, que custam menos de 3 reais, seria possível colorir e dar vida às paredes.

Mas, não era só, nenhuma janela da casa tinha cortinas e eu fiquei pensando que não era possível que em 20 anos, aquela família nunca pensou em aproveitar uma promoção das Pernambucanas e comprar uma cortina por 50 reais.

Também não havia uma flor sequer e, olha que uma vasinho de violetas estava no Carrefour por 1,59 no final de semana, um cachepô de alumínio colorido custa por aí menos de 5 reais. E as lojas de 1,99 não me deixam mentir quando digo que é possível decorar a casa com bem pouco dinheiro. E esta casa que visitei era de uma família normal, sem grandes problemas, com os filhos empregados, enfim, nada que justificasse o pouco interesse com o lar.

Pode parecer intromissão minha, mas eu reparo nas casas sim e fico curiosa com este descaso que vejo em algumas casas, que são minoria, é verdade, mas que me deixam intrigada.

Às vezes, até penso que eu e marido somos meio obcecados com nossa casa, estamos sempre reformando, inventando, mexendo e fuçando pra deixar a casa mais bacana. Não precisa ser assim, mas um pouco de boa vontade e de espírito de “mãos à obra” não fazem mal a ninguém.

Bem, eu avisei que o post seria longo, mas fazia tempo que queria falar sobre isso e estava engasgando na garganta, agora passou!

Por falar em mexer, nos próximos posts, vou mostrar as transformações que fizemos no quarto da minha filha, Luíza. Até papel de parede (aquele que eu mostrei num post anterior), nós colocamos. Ficou lindo e foi tudo feito com reaproveitamento.
Aguardem!

Ah, o livro é bem baratinho e vale a pena – Terapia do Apartamento – Maxwell Gillingham –Ryan, editora Pensamento. Paguei 27 reais por ele. Vou relê-lo nas férias.

Ah, e o autor falou outra coisa legal – que a casa não deve ser só o lugar pra descansarmos, comermos, etc, deve também ser um lugar pra festejarmos, que é preciso chamar os amigos pra jantar, fazer festinhas, enfim, mostrar nossa casa, adorei esta parte.

Quer vender? Quer comprar?

Será que ainda tem alguém com medo de comprar pela internet? Eu compro há bastante tempo. E de tudo – livros, perfumes, cosméticos, brinquedos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos Ontem estreei minha primeira compra internacional. Marido já comprou ferramentas dos Estados Unidos e da Inglaterra. Minha filha já comprou CDs do Japão, minha enteada comprou tênis da China. Com a internet, o mundo fica pequeno. As coisas que precisamos ou simplesmente queremos, estão a um clique de nossas mãos. Por que não aproveitar?

Eu mesma tenho uma loja virtual, que recebe diariamente visitas de centenas de pessoas, por isso posso comprovar o quanto comprar ou vender pela internet deixou de ser um tabu.

Eu ainda me lembro que há alguns anos, quando alguém queria comprar alguma coisa, alugar ou vender um imóvel e etc, pegava os classificados dos jornais e ficava horas ali, procurando nas letrinhas miúdas o que precisava. Aquele tempo passou, agora para facilitar a nossa vida, temos à disposição um site que reúne milhares de classificados, o olx classificados Quer comprar alguma coisa? Corre lá. Quer vender, vai lá também e o seu anúncio ainda será feito gratuitamente. Olha só como a vida hoje tá fácil.

No site do olx, os anúncios são organizadinhos, você entra, escolhe a cidade e o que quer procurar e pronto, tá na mão! Além de classificados de compra e venda, também tem anúncios de serviços, de empregos, tem muita coisa. Se você ficou curioso, vai lá conferir.

Eu fiquei sabendo do site pelo anúncio da TV e fui atrás, porque estou aqui em casa com um freezer e uma lavadora de roupas que preciso vender e achei ótimo poder anunciá-los sempre precisar sair de casa. Afinal, nestes tempos modernos, o que mais queremos é comodidade e olx isso modernidade e comodidade.

Já viu o anúncio? Ele mostra bem como o olx funciona:


http://www.youtube.com/watch?v=iU-c6iWzbJo



post patrocinado

sábado, 25 de junho de 2011

Sorteio de um ano da lojinha

Pois é, a loja Casa da Claudia está completando um ano e isso me deixa muito feliz!

Montar a lojinha foi uma decisão super acertada - não sei se todas sabem, mas sou jornalista e há cerca de um ano e meio saí de um emprego onde estava muito insatisfeita e infeliz, comecei o curso de Design de Interiores (estou terminando o terceiro semestre, de um total de cinco) e resolvi montar a lojinha pra não precisar viver de mesada do marido, por que eu não tô podendo...

Bem, a loja é um sucesso, vende bem, as pessoas ficam satisfeitas com os produtos e eu adoro escolher peças mimosas e úteis, não tem como ser melhor, né?

Pra ficar melhor só mesmo um sorteio e, em parceria com a linda Ruby, do delicioso blog Meu Canto, Minha Prosa, a lojinha está sorteando este bule aí da foto, que é um charme, né?



Ficou louca pra ter um bule destes na sua casa e de graça? Vai lá no blog da Ruby e participe da promoção, que vai até o dia 4 de julho. Deixe seu comentário apenas lá. Boa sorte!

Ah, tem mais uma coisinha - queria saber a opinião de vocês sobre a lojinha, o que acham dos produtos e o que não tem na lojinha, mas que vocês gostariam de ver por lá. Deixe sua opinião nos comentários, obrigada, viu? Não conhece a lojinha ainda, vai lá conferir.

E aguardem, pois vem mais sorteio de aniversário por aí.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Bagagem pro feriadão

É, o feriadão promete e a bagagem é das melhores:




latas de tinta, papel de parede, tecido listradinho e tem também um bloco de espuma que não apareceu na foto.

O que será que vem por aí?

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Aniversário do marido e receita de cupcake

Este post era pra te saído na segunda, mas estou em semana de entrega de trabalho e não teve jeito de vir aqui antes.

Bem, como tinha falado no post anterior, no final de semana estreei meu prato de dois andares (ele não é lindo?). Foi aniversário do marido na sexta-feira, dia 17 e no sábado, fiz uma festa surpresa pra ele. Foi muito legal e ele adorou! Reunimos pessoas queridas, comida gostosa, bom vinho e o resultado não poderia ter sido melhor.

No prato novo, coloquei brigadeiros, afinal não tem como fazer uma festinha sem brigadeiros, né?




E fiz também cupcakes - aliás tenho que agradecer a quem inventou o bolinho individual, não tem nada mais prático. Em todas as festas, tenho a preocupação de comprar pratinhos e garfinhos, depois tem a hora de partir o bolo, enfim, com o cupcake, não tem nada disso, é tudo muito fácil, cantou o parabéns, cada um pega o seu e pronto! Foi a primeira vez que fiz os cupcakes em uma festinha, mas já aprovei!




Quer a receita? É facílima!

Cupcakes de chocolate

Bata na batedeira:
3 ovos
1 xícara de leite
1/2 xícara de óleo

Depois transfira esta mistura para uma vasilha e acrescente:
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de amido de milho
1/2 xícara de açúcar
1 xícara de chocolate em pó
1/2 xícara de (café) de café bem forte sem açúcar
baunilha
1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Misture tudo à mão e despeje a massa nas forminhas de cupcake (eu usei de papel dentro das forminhas de silicone para não deformar). Coloque um pouco mais da metade de massa para que não cresça demais e caia. Leve para assar por cerca de 25 minutos ou até que enfiando um palito, este saia limpo.

Para a cobertura usei brigadeiro mole e uma cerejinha com cabinho pra dar um toque especial. Ficou uma delícia!

E é claro que tinha jujubas e marshmallows, não interessa se é festa de criança ou adulto, tem que ter umas guloseimas, não?

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Tem na lojinha

Fazia tempo que eu estava procurando um prato destes, de dois andares, pra servir docinhos, cupckes e o que mais a imaginação mandar. Finalmente achei e já coloquei na lojinha. O meu é este branquinho da foto e eu vou estreá-lo no final de semana (depois mostro), mas também tem rosa e é lindo! Passa

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Espelho, espelho (s) meu (s)

Adoro espelhos, gosto até dos que não usam molduras, mas dou preferência sim para os que levam molduras, principalmente se forem mais elaboradas, charmosinhas, fofas...

Na parede onde coloquei o móvel que ganhei da minha comadre, tinha antes, uma gravura de orquidea emoldurada, era bem colorida e bonita, mas depois que o móvel foi colocado lá, achei que deveria fazer mais alguma mudança, daí saiu o quadro e entraram vários espelhinhos com molduras coloridas e com ar de antiguinhas.






Estes espelhos são os que vendo na lojinha, mas ao invés de usar branco, resolvi dar um toque de cor, usando o vermelho, ocre, bege e verde, cores que de uma forma ou outra, aparecem na minha sala de TV, que fica ao lado. Assim, além de levar cor pra sala de jantar que andava meio neutra, dei unidade visual aos dois ambientes.

Na minha opinião, ficou bem charmoso.

Não me perguntem sobre as cores usadas, misturei sobras de tinta e deu nisso. E sobre a tinta que usei para a pintura da cadeira do post abaixo, que muitas meninas me perguntaram, no próximo post, vou mostrar a mesa que pintei e informo a tinta usada.