sexta-feira, 26 de março de 2010

Começou o quebra-quebra!

Minha cozinha estava assim quando saí de casa, hoje ao meio-dia.




Tô com medo de voltar!

terça-feira, 23 de março de 2010

Caponatta do Jamie Oliver

No início do ano, eu falei que estava experimentando as receitas do livro A Itália de Jamie, que eu tinha ganho da minha mãe no natal. O livro é muito bom e me deu vontade de comprar os outros, mas como não são baratos, vou aos poucos, né?

Esta é uma das receitas mais gostosas das que eu experimentei e bem simples também. Pra quem, como eu, adora beringela, é perfeita. Eu já fiz várias vezes e servi como acompanhamento pra comidinha do dia a dia, como molho de massa e também me acabei comendo com pão e vinho. Hummm!

Bem, chega de conversa e vamos à receita:

Caponatta do Jamie Oliver

Azeite

2 Beringelas

1 colher de chá de oregáno

Sal, Pimenta

1 cebola vermelha pequena

2 dentes de alho, descascados e cortados em lâminas

1 maço de salsa picada

2 colheres de sopa de alcaparras (já fiz sem e achei que ficou melhor)

1 mão cheia de azeitonas verdes sem caroço (usei pretas)

2-3 colheres de sopa de vinagre de ervas aromáticas

5 tomates grandes, cortados em pedaços médios

2 colheres de sopa de amêndos laminadas, um pouco tostadas na frigideira

Preparação:
Lave a beringela e corte-a em pedaços não muito pequenos, senão encharcam com o azeite.

Numa frigideira grande coloque cerca de duas colheres de (sopa) de azeite, os pedaços de beringela com um pouco de sal e o orégano. Mexa bem até a beringela ficar envolta no azeite e deixe fritar bem com o fogo um pouco alto até a beringela ganhar cor. Depois abaixe o fogo e verifique se é necessário juntar um pouco mais de azeite. Acrescente as alcaparras, as azeitonas e o vinagre. Quando o vinagre começar a ferver, junte os tomates e prove o sal e a pimenta. E somente na hora de servir, acrescente a salsa e as amêndoas.





Mudando de assunto:
Nada do pedreiro ainda, então, nada mudou, a cozinha continua no seu lugar. Ai, ai...

A Wlady, nos comentários disse que meu dia deve ter mais horas porque eu faço um montão de coisas ao mesmo tempo. rsss Wlady, querida, você não sabe o que é ser virginiana e hiperativa! Sim, estou trabalhando e estudando, cuido da casa, dos filhos, faço aulas de yoga e agora, de dança de salão, mas parei com as aulas de artesanato. Não dá pra abraçar o mundo, né?

sexta-feira, 19 de março de 2010

Mais sobre a reforma da cozinha

Arranjei um tempinho e vim fazer um post sobre a reforma da cozinha. Parece que o quebra-quebra deve começar na semana que vem, o que significa que o final de semana será de muito trabalho, de desmontar coisas, encaixotar utensílios e despensa e tirar todos os móveis e eletrodomésticos de lá.A ideia é que não sobre nada: vamos tirar pisos, revestimentos, pia, vitrôs, tudo mesmo! Dá uma dor no coração imaginar a sujeira e a bagunça, mas tenho certeza de que ficará bom.

Sobre os móveis, que muitas passaram a cobiçar, já aviso que quase nada será dispensado, o armário grande irá para a lavanderia, o menor deverá ser doado, o armarinho de parede (que já foi uma bar) eu não sei pra onde vai, mas não dou, não vendo, não empresto, assim como a mesinha de pés-palito (essa eu ganhei de presente do moço do bazar beneficente onde comprei outras coisas, porque ninguém queria a coitadinha.rs). A mesa redonda e as quatro cadeiras, serão usadas no salão da churrasqueira, estou até pensando em pintá-la de azulão, o que vocês acham? Bem, é isso, nada se perde, tudo se aproveita, né?

E como eu prometi, peguei as marcas dos revestimentos:

As pastilhas fake são da Biancogrés – modelo Vitro Nero

As pastilhas verdadeiras são da Colortil

Aproveito pra desejar um ótimo final de semana a todas, agradecendo aos céus por ter chegado a sexta-feira, que se antes já era muito esperada, agora ficou melhor ainda, já que eu e marido estamos, há cerca de um mês, fazendo aulas de dança de salão. Ô delícia!

terça-feira, 16 de março de 2010

Já compramos os revestimento da cozinha

Bem, continuamos na saga de encontrar um pedreiro, parece que estamos tendo algum progresso, mas ainda não sabemos se o "cara" vem, nem quando vem. Mas, enquanto isso, vamos fazendo o mais fácil, gastar dinheiro!

Bem, nos últimos finais de semana, marido e eu, temos visitado praticamente todas as lojas de materiais de construção de Campinas e região, porque nós já temos em mente o que queremos, o duro é fazer caber no nosso bolso.

E o que nós queremos? Há tempos, ando apaixonada por cozinhas mais modernas, com pastilhas pretas ou cinzas, eletrodomésticos de inox, essas coisas lindas... E depois que fui trabalhar na revista, tenho visitado cozinhas de sonho e tive ainda mais certeza do que queria e como nossa cozinha é relativamente espaçosa, achamos que os tons escuros não iriam pesar e resolvemos correr atrás.

Escolhemos estes dois revestimentos:



Pastilhas de vidro – 33,00 o metro, na DiCicco-Dom Pedro
Revestimento – 22,90 o metro na C&C-Saudades


Mesmo dentro do nosso objetivo de usar os revestimentos em meia-barra, o preço das pastilhas de vidro tornaria a ideia inviável, por isso, escolhemos este revestimento que imita as pastilhas, mas que por ser mais delicado e mais bem acabado me convenceu. Já que eu geralmente, não gosto desse tipo de revestimento. Assim, vamos usar o rejunte no mesmo tom de cinza pra manter o padrão.

Mas como eu queria muito usar pastilhas de vidro, comprei estas em menor quantidade para usar como uma moldura. Adorei o mosaico de cores e tamanhos, e apesar de caro, achei fundamental pra dar um toque mais charmoso na cozinha.

Além destes dois revestimentos, vamos usar um terceiro elemento em uma parte da parede, mas este é surpresa, depois mostro, ok?

E antes que vocês me perguntem, não sei a marca nem da pastilha nem do revestimento, depois passo a vocês, tá bom?

quinta-feira, 11 de março de 2010

Finalmente a cozinha vai ser reformada

Muitas de vocês já conhecem a cozinha de casa. Ela está longe de ser o que eu quero, mas com tudo o que tivemos que gastar quando nos mudamos pra esta casa, não sobrou pra dar toques de glamour na cozinha, não. Fizemos o que era necessário, trocamos piso, bancada, revestimentos e pintamos as paredes, mas usando o que tinha de mais barato no mercado. E, praticamente todos os móveis são de segunda-mão, com várias demãos de tinta. De uma certa forma, até ficou bom, mas, sempre tem um mas, né?

Pois então, há bastante tempo eu venho pensando em dar uma geral na cozinha, trocar os vitrôs do século passado (e não é?) que eu odeio, trocar o branco total dos pisos e revestimentos por uma coisa mais charmosa, muitos amários modernos e funcionais, enfim, minha cozinha precisa mesmo de uma cirurgia plástica à la Pitanguy. Por isso, juntamos nossas economias, um monte de revistas de decoração, inúmeras visitas às lojas de materiais de construção e de decoração, mais as ferramentas super bacanonas do marido e estamos com um projeto super legal na cabeça, que vocês vão acompanhar passo a passo.

Sabe o que está faltando? O pedreiro! É impressionante como ninguém nunca tem um pedreiro pra recomendar. Por que será, hein?

Olhem bem pra esta cozinha, porque se tudo der certo daqui a um mês a reforma vai começar por aqui:



terça-feira, 9 de março de 2010

Yes, nós temos bananas!

Pra dar e vender!



direto do nosso quintal

segunda-feira, 8 de março de 2010

Primeiro dia de aula e broa de fubá

O que uma coisa tem a ver com a outra? Nada! Eu só quis juntar tudo num post só.

Pois é, hoje foi meu primeiro dia de aula e gostei demais! O clima da escola é muito legal, os professores parecem ser bem bacanas e as alunas (sim, digo alunas, porque só tem um homem na sala, na verdade, um menino de 18 anos)são em sua grande maioria, mulheres na faixa dos 40 anos ou mais e que também fizeram outros cursos, exerceram outras profissões e hoje estão correndo atrás de algo novo e que lhes dê satisfação.

Hoje, estudamos basicamente as cores, seus efeitos, usos e etc. Muito interessante. Acho que começamos bem.

Aproveito pra agradecer o apoio de vocês no post anterior e como algumas comentaram, sim, é uma delícia organizar o material, escolher e organizar as coisas, mas também é tudo muito caro, viu? Um simples compasso custa na faixa de 100 reais, mas vamos levando, né?

Bem, mas como não gosto de post sem foto, vou colocar aqui um receitinha de broa de fubá deliciosa que fiz na semana passada, usando a máquina de pão (a coitadinha trabalha que nem louca aqui em casa.rs) e que foi tirada do grupo que eu participo.



Broa de Fubá
1/4 copo de oleo
2 ovos
3 colheres de sopa de açúcar
1/2 colher de sopa de sal
3 copos de farinha de trigo
1 copo de fubá
1 colher de sopa de erva-doce
1 colher de sopa de fermento biologico seco instantâneo


Preparação:
Peneire a farinha e verifique se todos os ingredientes estão à temperatura ambiente. Coloque os ingredientes na cuba pela ordem acima apresentada.
Programe no ciclo amassar.

Retire e modele duas broas grandes. Deixe crescer por 40 minutos
Pincele com leite e polvilhe fubá e erva-doce por cima e leve para assar (no meu forno foram cerca de 10 minutos em temperatura média).

sábado, 6 de março de 2010

Chek-in completo

Hoje de manhã acabei de comprar os últimos itens da lista de materiais do primeiro mês do meu curso. É isso - na segunda-feira começa o curso de Design de Interiores. Depois conto a vocês como foi, ok?

quinta-feira, 4 de março de 2010

Achados do mercado

Quase todas as segundas e sextas vou ao supermercado, munida da minha listinha: queijo, frutas, verduras, ovos, carnes, iogurte, biscoitos, sucos etc. Mas, quase sempre dou uma passadinha pelas sessões de bazar dos hipermercados e, muitas vezes, encontro promoções de produtos que estou precisando em casa.

Na semana passada, encontrei uma daquelas jarras clássicas super bonita, de vidro por 9,90 e potes de vidro da Invicta com tampas plásticas coloridas por 1,90 cada no Extra. É lógico, que os potes já estão acondicionando jujubas e biscoitos em casa e que os sucos de uva agora são servidos na jarra bonitinha.

E nesta semana, não resisti e levei mais algumas coisinhas bacanas pra casa, pagando menos de 25 reais pelas bonitinhas aí debaixo.



Bandeja plástica de moranguinhos ultramegafofa - 3,90 (também tinha de maçã, limão e laranja)

Petisqueira caracol de louça branca – 3,90

Porta-retrato em couro sintético branco pespontado – 2,90

Xícaras jumbo de louça – 1,90 cada

Refratário de louça branca (super útil) – 9,90

Tudo isso foi comprado no Extra (da Abolição, pra quem é de Campinas) e olha, que eu nem gostava dele, só ia ao Carrefour, mas diante dos achados dos últimos tempos, o Carrefour vem perdendo minha preferência. Já o Wal-Mart é sempre citado pelas blogueiras como um ótimo lugar pra comprar coisinhas pra casa, mas eu ainda não dei muita sorte por lá, não. Mas eu não desisto!rs

Ah, e como estava precisando muuuuito de um chazinho pra aplacar os desejos consumistas, comprei este aí debaixo, olha só que coisa mais fofa esta latinha e saiu pelo mesmo preço da caixa. Pena que só tinha de camomila, queria fazer uma coleção de latinhas fofinhas.

quarta-feira, 3 de março de 2010

As cores de quem tem 15 anos

Eu já tive 15 anos, há muuuuitos anos atrás e devo dizer que vivi intensamente a minah adolescência, mas como o mundo mudou rápido demais, me divirto assistindo a adolescência da minha filha. Acho, sinceramente que apesar de muitos pais não terem paciência, de chamarem de aborrecência, é uma fase muito bacana, de descobertas, de desabrochar pra vida e não existe coisa melhor do que viver essa fase de verdade, com todas as dores e as delícias que ela tem.

Minha filha Luíza fará 16 anos em julho e está em uma fase coloridíssima, os cabelos são pink, mas já foram azuis e roxos, isso porque ela é ruiva e tem cabelos de um tom lindíssimo, mas eu não ligo, o pai fica meio chateado e eu sempre digo: "quando é que ela vai ter 15 anos de novo?"

A coleção de All Stars tem todas as cores do arco-íris, camisetas fluo são figurinha fácil no closet. Pulseiras, faixas, lenços e tiaras complementam com mais cor o visual. E pra fechar com chave de ouro, bolsas e celulares carregam um mundo de chaveirinhos coloridos.

Achou exagero? Então, imagine a alegria desta menina com a coleção de esmaltes do momento? Morro de rir com as mãozinhas finas e branquinhas dela com uma unha de cada cor. Mas a preferida do momento é a verde, então resolvi publicar uma fotinho aqui, das mãos da Lu:





Não é uma graça?

E como a cor está em tudo, ontem ela inventou uns cookies de cereja e usou corante rosa, o resultado é esse aí, ó:



(Gostaram da bandeja de moranguinhos, consegui essa pechincha por 3,90 reais, amanhã conto onde comprei, tá?)


Os cookies ficaram deliciosos, se você quiser anotar a receita, tá aí embaixo, mas se você não tem 15 anos e acha desnecessário, pode fazer sem o corante mesmo.rs

Cookies de Cereja da Lu
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
1 ovo
2 colheres (sopa) de margarina
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 pitada de sal
1 xícara de cerejas picadas

Misture o ovo, a margarina e o açúcar até formar um creme, acrescente aos poucos a farinha de trigo, sempre mexendo, na sequência, coloque o sal, a baunilha, o corante (totalmente opcional!) e o fermento. Por último, acrescente as cerejas e misture bem.

Numa assadeira forrada com papel manteiga, vá formando os biscoitos, colocando colheradas da massa a cerca de 3 cm umas das outras. Leve para assar a 180ºC por cerca de 12 minutos (macio) ou mais (crocante. Rende cerca de 30 cookies.

Ah, e como adolescente adora uma novidade, dá só uma olhada na luminária da Imginarium, que ela tem na mesinha de cabeceira.

Apagado:


Aceso:

terça-feira, 2 de março de 2010

Gelatina-Mousse da Nilda

Eu adoro receitinhas fáceis e simples, daquelas que você faz rapidinho, com ingredientes que sempre tem em casa e que não faça muita sujeira. Sim, papo de preguiçosa, eu sei! Mas, também tem a questão tempo curto, por isso, quando bato o olho em uma receitinha assim e que foi testada por uma blogueira de confiança, copio e logo coloco em prática. Foi assim, quando vi no site da querida Nilda, esta gelatina-mousse, perfeita pro calorão que estava fazendo até semana passada.

Cheguei do trabalho, fiz e já servi como sobremesa no jantar, foi um sucesso, maridão adorou e já sugeriu que eu faça usando outros sabores de gelatina, estou pensando em framboesa e cereja, hummm! Mas, chega de papo e vamos ao que interessa, a receita:

Gelatina-Mousse de Abacaxi


1 caixa de pó para gelatina sabor abacaxi (ou outro de sua preferência)

1 caixa (200g) de leite condensado

1 caixa (200g) de creme de leite

Prepare a gelatina apenas com 250 ml de água fervendo e junte no liquidificador com o creme de leite e o leite condensado e bata bem, por aproximadamente 3 minutos.

Coloque numa forma de sua preferência e leve à geladeira por 4 horas.

Aí é só servir e aproveitar, pois fica uma delícia. (palavras da Nilda, que faço minhas)

segunda-feira, 1 de março de 2010

Hoje eu tô lá no Poutporri

A Dricca Kastrup me convidou pra falar sobre minha mudança de careira lá no blog dela e eu, como boa faladeira, aceitei. Vai lá me ler e depois diga se gostou.

beijos