terça-feira, 30 de junho de 2009

Eu não sei fazer arroz!

Blog também pode ser espaço pra confissões, né? Pois então eu confesso: não sei fazer arroz!

Desde o ínicio do nosso casamento, o Pedro reclama do meu arroz, tanto que ficou instituído na nossa divisão de tarefas que o arroz deveria ser feito por ele. O problema é que nem sempre marido está em casa na hora em que se precisa fazer arroz e daí eu acabo fazendo e fica ruim pra caramba. Já testei todas as receitas que me passaram, já troquei a marca (o que não faz sentido, porque se quando marido faz fica bom, o problema não é a marca, né?)

Bem, depois de 17 anos, marido deu um fim ao problema e numa atitude drástica, comprou uma máquina de fazer arroz. Por 140 reais, estamos livres do problema: agora o arroz que EU faço, fica soltinho, não queima, não gruda, perfeito! Incrivelmente o consumo de arroz cresceu lá em casa. Valeu o investimento! Gente, é uma maravilha, você põe o arroz lavado, o óleo, os temperos e a água, liga a máquina e quando está pronto, ela desliga, só isso.

Ah, e ela ainda faz risotos e segundo informações que eu ouvi dá pra fazer outras coisas nesta máquina, preciso fazer uns testes.

Eu recomendo! Valeu o investimento! Além de tudo, eu adoro uma maquininha de qualquer coisa.

Xi, isso aqui tá virando um blog culinário, né?


segunda-feira, 29 de junho de 2009

Cheesecake de espinafre

Em casa, aos sábados, ou saímos pra jantar, ou pedimos uma pizza ou outra comidinha pronta. Mas, às vezes, eu faço alguma coisinha, sempre um prato único, lanche, torta, coisas do tipo. No último sábado, resolvi experimentar uma receitinha que vi no Sabores da Lica (recomendo fortissimamente este blog!!), que leva espinafre (eu amo espinafre!) e ficou di-vi-no - cheesecake de espinafre!

Gente, a receita é muito simples, leva ingredientes simples e além de linda, fica deliciosa. Além disso, adorei a massa super fácil e gostosa e já estou pensando em outros recheios pra poder variar.



Cheesecake de Espinafre

200 g de biscoito cream craker
150 g de margarina em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de azeite
1 dente de alho triturado
2 xícaras (chá) de folhas de espinafre
150 g de cream cheese
3 ovos (usei só um)
1 xícara (chá) de creme de leite
Sal e noz-moscada a gosto
180 g de iogurte natural
1/4 de xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Triture os biscoitos e misture com a margarina. Forre uma fôrma de 20cm de diâmetro de fundo removível com essa misture e reserve. Em uma panela refogue no azeite o alho e o espinafre, até murchar. Bata o cream cheese na batedeira, adicione os ovos, um a um, o creme de leite, o sal e a noz-moscada. Bata mais um pouco e acrescente o iogurte. Coloque o espinafre refogado (aperte para que solte todo líquido antes de usá-lo), sobre a massa de biscoitos e cubra com o creme batido. Polvilhe o queijo parmesão ralado e leve ao forno preaquecido a 150 graus, até dourar por cerca de 45 minutos.


Estes fiozinhos cor de rosa são de uma sobrinha de queijo Gouda que eu tinha na geladeira e que acrescentei junto ao parmesão.

Além do cheesecake, fiz também um cuscuz de atum.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Meus reis

Na minha família, todos gostamos muito de música. Todos. No almoço de domingo na casa da minha mãe, tem música, nas noites de pizza, tem música, no dia-a-dia, você chega na casa da minha mãe e já ouve música.

Aqui em casa, tem aparelho de som no nosso quarto, no da filha, no da enteada, na sala e na cozinha – este sempre ligado. Além dos sons nos carros e dos Ipods, que nos acompanham pela rua.

O principal incentivador do meu gosto por música, foi meu pai, assim como o gosto por cinema. Meu pai é uma pessoa simples, foi metalúrgico a vida inteira, mas sempre foi um entusiasta da cultura. E quando eu era criança, a trilha sonora obrigatória nos finais de semana, nas festinhas, era Elvis Presley, Michael Jackson (ou Jacksons Five), Roberto Carlos contando o que fazia nas curvas da estrada de Santos e Wilson Simonal avisando que era dia de sopa. Era isso o que ouvíamos na vitrolinha, porque mesmo sendo criança, não me lembro de músicas infantis, não.

Bem, um pouco antes de completar nove anos, no dia 16 de agosto de 1977, eu estava de bobeira em frente à TV, esperando minha mãe terminar o jantar, quando o Sérgio Chapelin veio dar as notícias que seriam destaque no JN e a principal delas era: Elvis estava morto! Corri pra avisar meu pai, que estava no banho e que saiu esbaforido pra confirmar se a notícia era verdadeira. E era. Até hoje me lembro da fila interminável de carros chegando a Memphis pra dar adeus ao Rei, ao meu Rei, ao Rei da nossa família.

O tempo se passou e eu nunca deixei de ouvir Elvis, mas na década de 80, início da adolescência, eu suspirava por aquele negro lindo, magérrimo, de voz fantástica e swing sem igual. Eu e minhas amigas da escola, queríamos nos casar com Michael Jackson! Thriller era o vinil mais tocado em casa e as coreografias imitadas à exaustão em frente à TV, quando passava um clip (lembrem-se naquela época não tinha MTV).

O tempo se passou, como sempre passa, meus ídolos agora eram mais rebeldes, vestiam couro e jeans rasgados e atendiam pelo nome de Ramones, meus cabelos foram pintados de roxo, meu guarda-roupa era preto e eu usava coturnos. Mas nunca, nunca deixei de ouvir Elvis e Michael.

Ontem, por volta das 20h, eu estava tomando banho, quando a estória se repetiu, minha filha, bate na porta, gritando: “mãe, o Michael Jackson morreu!” Eu achei que fosse mais uma brincadeira de mau gosto em torno da pessoa, mas sabe como é, saí rapidinho e liguei a TV na Globonews, onde ainda não se confirmava a morte dele, mas sim sua internação devido à uma parada cardiorespiratória. Fiquei ali parada, mas já sabia que era verdade, que ele estava morto. E foi assim que eu soube que mais um rei tinha ido embora da minha vida. Liguei pro meu pai, que estava incrédulo. É, como disse minha mãe: “pra morrer, basta estar vivo!”

Meus outros ídolos também já morreram: Renato Russo, Cazuza, Tom Jobim e do Ramones, só resta um vivo. David Bowie, te cuida aí, querido!

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Votem em mim!!!

Meninas, o abajur que vocês elogiaram aqui no blog há um tempo atrás, está concorrendo na promoção super bacana do blog da Sutana. Como vocês disseram que gostaram, por favor, vão até lá e votem em mim? Pleeeease!

O link é esse aqui, não vai dar trabalho nenhum.

Obrigada!

Pechincha : Vai um cafezinho aí?

Gente, se tiver uma psicóloga aí, me ofereço para estudo - sou uma pessoa que não consegue parar de gastar, aff! Na verdade, não compro nada caro, mas sempre compro uma coisinha nova pra casa, pros filhos e às vezes, até pra mim.rs

Estou precisando mostrar as últimas aquisições pra casa e hoje, vou dar a dica de uma pechincha que eu encontrei e comprei na última terça-feira, nas Lojas Americanas: este jogo de seis xícaras para café por 9,99 (por que não cobram logo 10 reais, hein?)

Comprei dois, este pra mim e um outro com rosinhas azuis, muito fofo, pra minha mãe, mas o dela eu já dei, por isso não tenho fotos.

Não tá barato mesmo?

Eu tenho algumas manias: cafezinho na xícara pequena, capuccino, chocolate quente ou café com leite em canecas (tenho montes), chá nas xícaras de chá e cereal nas xícaras-jumbo. Sou ou não sou um caso para estudo?

Ah, tenho também xícaras gigantes para tomar sopa.


quarta-feira, 24 de junho de 2009

Orquídea e manjericão


Há cerca de dois meses, marido chegou em casa com essa belezinha aí - eu amo orquídeas e ainda não tinha uma destas - a famosa "chuva de ouro".

Sempre que ganho uma orquídea fico preocupada em não deixar a planta morrer nem ficar feinha, porque sei que ela é bem delicada, então fui procurar na internet como cuidar. E, nesta foto tirada hoje de manhã dá pra ver que ela até perdeu algumas flores, mas também ganhou algumas novas. Tá linda, não tá?

Como cuidar?
As Oncidium (Chuva-de-Ouro) devem receber luz ambiente de 50%. Quanto à temperatura ideal, recomenda-se 27 ºC e a umidade relativa do ar deve variar entre 50 e 70%, com ventilação natural. A rega também exige atenção: as orquídeas não suportam rega constante. Sua raiz é como uma esponja e o excesso de água a coloca em perigo. Deixá-las com água na base (no prato) faz com que a sua raiz apodreça ao longo do tempo. Mas na verdade não há regras e o que vale é ficar de olho. No verão, convém regar a cada dois dias. No outono e primavera, a cada três dias. E no inverno, basta uma vez por semana. (www.abcorquidario.com.br)

Além das flores, adoro ter em casa ervinhas pra dar um sabor especial à comida. E uma das minhas preferidas é o manjericão. Dia desses, recebi um email pedindo dicas de como cuidar do manjericão.







Gente, eu comprei há cerca de um ano a mudinha no Carrefour, passei pra um vasinho maior e a deixei no vitrô da cozinha, onde bate bastante sol de manhã. Quando ele começou a crescer muito, dividi a planta em duas e passei a maior delas pro canteiro do quintal. E elas não param de crescer (a do quintal está com uns 60 cm de altura). A que fica em casa, eu rego sempre que vejo que ela está meio murchinha, cerca de três vezes por semana e a do quintal, rego no final da tarde, todos os dias no verão e uma dia sim e outro não no inverno.

Pra tirar muda, é só arrancar um galhinho, deixar cerca de uma semana na água, que ela rapidamente cria raízes, daí é só plantar em um vasinho. Simples assim.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Agradecimentos e selinhos

Queridas, muito obrigada pelo carinho. É muito bom saber que posso contar com as vibrações positivas de vocês.

Infelizmente ainda não posso contar a vocês sobre o que se trata e também não sei se vai dar certo (tomara que sim!) porque depende de muitas coisas, mas ontem foi a primeira etapa, vamos ver no que vai dar. Mas assim que tiver novidades, vocês serão as primeiras a saberem.

Mais uma vez, obrigada!!

Vamos aos selinhos:


Recebi este selinho da lindíssima Geralda, do blog Calma que eu tô pensando... e preciso citar cincos coisas que mais gosto:

Diversão com marido e filhos
Ficar à toa (tão raro)
Ir ao cinema
Fazer minhas artes
Experimentar uma receitinha nova (principalmente de doces!)

E os blogs que eu indico para este selinho são:

Continuando

Tudo de Bom Pto Com

Né?

Doce Encanto


Pedacinho do Céu




Este outro selinho, eu ganhei da queridíssima Tanya, do blog Miscellaneous e preciso indicar dez blogs para recebê-lo:

Quarto de Despejo


Meu Canto, Minha Prosa


Casa de Juntados

http://mulherelastica.blogspot.com/

Um pouquinho de Tudo

http://ovelhomundonovo.blogspot.com/

Lucimara Scomparim

Decoracasa

Jeito de Casa

Mulher Severino

Obrigada pelos selinhos!!

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Conto com vocês!!

Meninas, precisa da vibração positiva de vocês. Imagino que quem passa por aqui gosta deste blog, então, peço que me enviem vibrações positivas, pois uma coisa bem legal pode estar prestes a acontecer.

Conto com vocês, ok?

Beijos e obrigada.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Bolo de chocolate divino!!!

A correria aqui tá grande e por isso, não estou conseguindo mesmo atualizar o blog completar na quarta foi aniversário do maridão e nós fizemos uma pequena, mas super divertida reuniãozinha em casa. E por mais que dê trabalho, eu gosto de fazer tudo o que é possível pra estas festividades. Preparei pastinhas, quiches e um bolo de chocolate simplesmente divino e super diferente, ele não leva farinha e fica bem escuro e com sabor de chocolate bem acentuado.

Não tenho foto do bolo (esqueci) e as fotos onde ele aparece na festinha, estão os convidados e eu não acho legal publicar as fotos deles, né?

Mas, se você quiser a foto, vá lá no the cookie shop conferir a foto do bolo. Eu tirei a receita deste blog, que é imperdível, além de receitas divinas, as fotos são de babar na tela do pc. A Paula, além de tudo ainda escreve de um jeito super gostoso. Se você ainda não conhece, corre .

Chocolat Idiot Cake
290 gr de chocolate meio amargo ou amargo de excelente qualidade, picado grosseiramente
200 gr manteiga, cortada em pedaços (eu usei Cacau Show)
5 ovos grandes, em temperatura ambiente
1 xícara (200 gr) de açúcar
Preaqueça o forno a 180 graus, com uma assadeira grande dentro.

Unte uma forma desmontável de 20cm com manteiga e polvilhe com cacau ou chocolate em pó. Se você suspeita que a sua forma possa deixar entrar água pelo encaixe, forre o lado de fora com papel alumínio para impermeabilizar.

Em banho-maria (eu usei o microondas), derreta o chocolate com a manteiga até ficar homogêneo. Reserve.

Em outra tigela grande, bata ligeiramente os ovos com o açúcar. Junte a mistura de chocolate e misture bem. Não precisa bater.

Despeje essa massa na forma desmontável, tampe com uma folha de alumínio e coloque na assadeira que está no forno. Coloque água quente na assadeira até chegar à metade da forma do bolo. Asse por 1h15min (no meu forno, que é exagerado, eu levei 50 minutos - ele deve ter a consistência semelhante a um pudim ou a uma mousse firme). Está pronto quando você encostar o dedo e a massa não grudar.

Deixe esfriar bem para desenformar. Sirva em temperatura ambiente com sorvete, chantilly ou creme inglês.

Eu fiz três bolos, proque ele fica pequeno e tínhamos visitas e servi com creme de leite batido, morangos e cerejas frescas. Fez um sucesso danado!

terça-feira, 16 de junho de 2009

Disney decô



Direto do quarto do filho, onde ainda tem mais uns Mickeys, Leitões, Relâmpagos McQueens e outros personagens espalhados pelo quarto. Tão bom ser criança, né?
Isso me lembra que um dia, há muitos anos atrás, eu assistia na TV, Disneylândia 73, mas deixa pra lá. rs


Respondendo às perguntas feitas no post abaixo:
Eu ainda não vou mostrar as fotos do banheiro, porque marido se empolgou com a minha vontade de mudar e encomendou pastilhas pra fazer uma bancada nova. No final de semana, fez uma nova textura na parede do banheiro e eu reformei o espelho, amanhã coloco a foto aqui.

Encomendas - eu aceito sim, só não saio por aí propagandeando, porque o tempo é curto e não dá pra fazer um monte de coisas e sair oferecendo, mas se alguém quiser alguma coisa, tamos aí! É só pedir nos comentários.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Cookies da Lu e mais uma bandeja

Minha filha, Luíza, há alguns anos achou esta receita de cookies na internet e desde então, não podem faltar os ingredientes porque sempre que pode, ela faz os biscoitinhos. Neste feriadão, em uma destas tardes frias foi o acompanhamento do nosso capuccino.

O engraçado é que a Lu sempre me pedia pra fazer os cookies e eu nunca achava a receita, ela achava o máximo ver nos filmes, as mães americanas colocando os cookies pra assar e hoje quem faz é ela. A receita é facílima fica pronto em 20 minutos e eu recomendo porque fica deliciosa.

200g de manteiga em temperatura ambiente
200g de açúcar mascavo
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 ovos, levemente batido
2 colheres (sopa) de leite
400g de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
300g de gotas de chocolate

Pré-aqueça o forno a 175ºC. Forre duas assadeiras grandes com papel manteiga.
Bata a manteiga com o açúcar numa tigela até obter um creme. Junte a baunilha e os ovos, aos poucos, batendo bem. Misture o leite. Peneire a farinha e o fermento e junte ao creme com uma colher. Adicione as gotas de chocolate.

Molde os biscoitos às colheradas, deixando uma distância de 3,5cm entre eles. Aperte as bolinhas levemente com um garfo enfarinhado.

Asse por 20 minutos ou até que estejam dourados. Com este tempo de forno, eles ficam macios, se quiser mais crocantes, deixe um pouco mais, mas tomando cuidado pra não queimar, ok? Você pode acrescentar também nozes picadas à massa, junto com o chocolate, fica ótimo. Ou então, acrescentar meia xícara de chocolate em pó e colocar gotas de chocolate branco. Nao tem jeito de ficar ruim.




Ah, e mais uma bandeja - esta foi feita em branco e prata e com a galinha de angola atendendo a uma encomenda.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Mais quadrinhos pro banheiro

Estou esperando ansiosamente o feriadão - e não é pra descansar não, é pra trabalahr muito no meu banheiro. Hoje à noite, vou comprar a tinta, porque amanhã à tarde, assim que filho dormir, vou pintar a parede do banheiro. É que eu tenho azulejos em três paredes e em uma dela, tenho textura e é esta que precisa ser repintada.

Hoje, meu pai vai instalar o varão da cortina no vitrô (eu tenho problemas com furadeira). E eu terminei ontem à noite, os últimos quadrinhos do banheiro. Daí, de trabalhoso mesmo só vai faltar fazer a pátina na moldura do espelho, que é imenso. Depois é só dar uma ajeitadinha nos detalhes e estará pronto para ser fotografado e mostrado a vocês.

Querem ver os quadrinhos?


O tecido de bolinhas, de fundo, é retalhinho que sobrou da cortina que eu fiz no final de semana passado (já disse o quanto gosto de bolinhas, né?

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Antes e depois - quadrinho pro banheiro

Como eu disse no post passado, estou dando uma ajeitadinha no banheiro de casa. Na sexta, o box foi instalado e como não ficou nada barato, consumiu todo o orçamento destinado. Por isso, mesmo resolvi apostar mais uma vez no reaproveitamento e no "faça você mesmo".

O quadrinho abaixo era de um antigo banheiro que tinha o fundo do mar como tema, mas nós nos mudamos, eu enjoei do quadro e ele ficou um tempão guardado. No final de semana, ele foi resgatado e transformado. Minha idéia é um banheiro mais ou menos provençal em tons de branco e azul, cores que já são usadas, mas agora com mais detalhezinhos: cortina, quadrinhos, cachepôs e por aí vai. Não vai ser nenhuma grande transformação, porque a grana curta não nos permite, mas vão rolar umas costurinhas, uma pátina na moldura do espelho etc, coisas que eu pretendo fazer no final de semana prolongado que está por vir.

Então, vamos às fotos:






sexta-feira, 5 de junho de 2009

Passei pra dar um oi!

Queridas, a batata tá assando por aqui. Prometi um post por semana, mas nem isso eu consegui fazer direito nos últimos dias, então só pra não dizer que eu abandonei o blog, passei por aqui pra dar um oizinho.

Muita correria no trabalho, com um vídeo e um livro pra euzinha aqui produzir, tentando estudar pro concurso (nossa, como é difícil arranjar tempo – acho bem difícil passar e este é o primeiro concurso que presto, mas quem sabe, né?), em meio a isso tudo estou tentando dar uma ajeitadinha no nosso banheiro.

No mês passado, ganhei um quadrinho pra banheiro da madrinha do meu filho e não tive coragem de colocar no banheiro, porque ele está bem feinho (o banheiro, não o quadrinho rs), então mandei finalmente colocar o box, vou repintar a parede, vou fazer um cortina pro vitrô, mais uns quadrinhos e se der, até um armário pras toalhas. Vou começar neste final de semana, mas pretendo terminar no feriadão, então na semana que vem, devo ter algumas fotos pra mostrar aqui.

Ah, e como ninguém é de ferro, ontem fui ao salão e dei uma aparada no cabelo, que tava compridíssimo, gostei do resultado e até já mudei minha foto de perfil. Quem quiser pode elogiar, tá?rs

Bom final de semana a todas!! Ah, me pareceu que os outros blogs também estão meio parados. O que está acontecendo? É o frio?