quinta-feira, 19 de março de 2009

Preciso de uma ajudinha!

Na verdade, preciso de três ajudinhas.

É isso, meninas, eu sempre coloco aqui coisinhas da minha casa, mas agora estou com três probleminhas que não consigo resolver e peço a ajuda de vocês.

Problema 1 - Filho resolveu bancar o Picasso e aplicou sua arte nas paredes, com giz de cera. Em uma delas, eu limpei com uma esponjinha Scott-Bryte com detergente, o problema é que manchou a pintura. Por sorte, eu tinha a tinta em casa e fiz um reparo, mas no quarto dele, tem uma textura verde pistache e eu não tenho mais a tinta, por isso, nem tentei limpar. Vocês tem alguma idéia de como remover o giz de cera, sem remover a tinta?

Problema 2 - Minha casa é antiga, tem pé direito alto, 3,20m pra ser exata, lindo, né? Mas ela tem também uma escada e é impossível limpar o teto na parte de baixo da escada, onde a altura entre o piso e o teto, deve chegar a uns 5 metros. Está muito feio, tem pó e teia de aranha. Eu já adaptei um daqueles estenssores, que são usado em pintura, conectando-o a uma vassoura, mas no ponto mais alto, ele não chega. Estou ficando com vergonha da sujeira acumulada lá. Alguma ideia?

Problema 3 - Preciso de dicas baratésimas (porque a grana é curtíssima) pra preencher um cantinho do meu quintal. Esse canto não existia, mas estamos terminando uma reforma e ganhamos um canto a mais. Meu quintal é gramado e tem muitas plantas, mas essa parte é acimentada e fica bem no fundo, na divisa com o vizinho. O problema é que a rua detrás fica num nível bem mais baixo que a nossa, então o meu muro fica junto ao telhado do vizinho - uma visão bem feinha. Eu preciso fazer alguma coisa bem charmosa ali pra desviar a atenção do telhado. Pensei em plantar, em vasos, plantas altas que possam encobrir a feiúra. Segundo um amigo engenheiro, se eu aumentar o muro, posso ter problemas com o vizinho, já que a casa dele está encosntada no meu terreno. Alguém tem alguma ideia ou link de onde eu possa copiar uma coisa legal. Ah, meu orçamento pra esse pedacinho do quintal é 100 reais. kkkkkkk E é verdade!

E aí, quem poderá nos ajudar?

22 comentários:

Miriam Nogueira disse...

Ei Claudia, estou sempre de olho no seu blog e gosto muito.
Pena eu não poder te ajudar nessa empreitada aí. Confesso que ri quando vc colocou o valor do orçamento disponível rsrsrs R$ 100,00. Me identifiquei com vc no quesito: pouca grana pra se ter uma casa aconchegante.

Boa sorte pra ti e tenha uma ótima tarde.

Anônimo disse...

Olá, Não posso comentar nos outros pontos, mas normalmente cera sai com calor, pelo menos em roupa. Experimente pôr papel absorvente em cima da nódoa e passar calor com ferro. Não garanto efeito na tinta, talvez possa experimentar numa zona bem pequenina antes e ver se resulta sem estragar...

Sonia disse...

bem....achoq ue nao posso ajudar muito mas com detergente da loiça nao sairá o lapis da parede? e em parede muito alta (tb tenho uma assim em vao de escada -volta e meia faço "tira ao alvo" com o pano molhado ...nao sei se ajuda

Ozenilda Amorim disse...

Problema 3 - você optar por plantar uma espécie de bambu bem fino e de folhagem fina também que pode ser plantado em vaso ou floreiras largas ou no chão, acho que tamparia bem o telhado, mas também penso que os 100 reais seriam uma verba curta, mas vale a pena tentar.
Problema 1 e 2, vou ver algumas dicas de como limpar giz de cera e dou a referência para você.
Beijo.

Unknown disse...

Ai Cláudia, eu queria tanto poder te ajudar. Minha filha também de vez em quando ataca as paredes. E passamos buchinha com sabão mesmo, mas nas paredes claras. Quando a pintura é mais escura aí fica difícil, pois o estrago na tinta fica mais evidente. Meu marido já pensou em passar liqui-brilho nas paredes, da metade para baixo, pois seria mais fácil de limpar. Mas uma lata de liquibrilho também não tá barato. Se eu tiver alguma idéia volto para te ajudar. Beijocas.

Unknown disse...

Cláudia, para tirar giz de cera das paredes dá uma olhadinha neste endereço aqui. Eles ensinam a limpar com pão!

http://issomesmo.com/2007/05/18/limpando-giz-da-parede/

Unknown disse...

Outra dica que achei, usar aquele produto W 40. Veja a dica aqui:

http://www.wd40.com.br/mostra_dicas.php?opcao=mostra_texto&ID=6

Ozenilda Amorim disse...

Olha que legal, achei uma respota no site http://casa.hsw.uol.com.br/como-remover-manchas-giz-de-cera.htm:
Raspe com cuidado qualquer excesso de giz de cera da superfície. Tome cuidado para não arranhar a superfície. Isso deve ser o suficiente para remover a mancha. Limpe com uma esponja umedecida em uma solução de carbonato de sódio ou detergente (não use sabão) e água. Enxágüe bem e seque. Remova qualquer brilho que restou na tinta fosca passando levemente uma esponja com água quente.

Sutana disse...

O chão é de terra ou já está cimentado? Se for de terra vai ficar mais econômico, aí vc poderia plantar o bambuzinho que a Ozenilda sugeriu ou alguma outra q se adpte, não esqueça de verificar se a planta aguenta muito sol, pouco e veja uma que cresce bastante para cobrir o vista.

dollystar disse...

claudinha linda, passe em meu blog para pegar seu selinho e orientações. Sou sua fã
bjs Dolly

KEKA disse...

OI querida..
qnd Caio aprontou aqui em casa, pintou até o visor da TV...
acredite!
só saiu mesmo foi com sabao de coco, bem pouquinho, bem devagar...
mas as paredes são brancas...
nao sei se resolve em coloridas!
aqui no Rio volta e meia passa um vassoureiro na rua vendendo seus ítens...
ele tem uma vassoura p/ teto enoooooorme! já tentou???
pq a bicha é beeem grande!
eu ia sugerir uma tela, aramado, alambrado..algo do tipo...
aí coloca uma trepadeira e deixa ela crescer...
só nao sei se ela se expande p/ o telhado do vizinho!já pensou???
espero ter ajudado!
beijos

*Wlady disse...

Oi Claudia! também tenho criança em casa, hoje ela já está com 5 anos e a fase de rabiscar parede já passou, mas ela fez! Na época tentei tirar com bucha e sabão, mas arranquei a tinta. Então, cuidado! Quanto ao quintal acho que vasos com plantas que ficam altas seria o ideal. Vc poderia ver se não consegue a doação de algumas mudas, vê com amigas - hehehe, o que já economizaria bastante, porque as mudas são caras né!
Pena que não tenho outras sugestões para te oferecer! boa sorte!
bjk

Ozenilda Amorim disse...

Cláudia, em relação à escada, por que você não fecha o vão, na altura do pé-direito da sala, com dry wall e faz uma decoração do teto. Quem sabe até o novo espaço possa abrigar um armário ou um nicho para algum enfeite, sei lá, vale usar a imaginação.

Anônimo disse...

Olá, geralmente o giz de cera sai com calor, porque é a base de um tipo de óleo, né?, quem sabe se raspa´lo ao máximo, depois colocar um papel toalha e o vapor do secador de cabelos, para o muro, creio que um alambrado em tela com uma parreira de maracujás, por exemplo,ficaria bom, e ao pé do muro (pinte-o com uma cor clara) uns vasos ou floreiras...boa sorte!!!! bjos Maria Barros

Chris disse...

Eu nao sei muita coisa, mas para o problema 1, como e giz de cera, comece raspando com cuidado e depois use um pano quente para limpar. Nao tenho certeza, mas e possivel.
Quanto ao problema dois, o jeito e perguntar em casas de tinta, geralmente eles tem ideias para pintura em lugares altos, e provavelmente terao para limpeza, pq e parecido.
E o problema 3, bambus, ou alguma planta parecida e uma boa sugestao. SE eu achar algum link te passo.

bju bju

Anônimo disse...

Oi Claudia, sobre as teias de aranha, na minha casa só permito que tire com aspirador, além de não sujar as paredes,aspira as aranhas junto e as teias demoram mais para aparecer de novo, qto à altura, realmente é muito difícil, qto ao jardim eu acho que as plantas altas são sem dúvida a melhor solução..
beijos

Anônimo disse...

Oi. Posso dar palpite também?

1. Já tentou tirar a mancha com com água quente?

2. Pra tirar as teias de aranha, vc pode usar cano de pvc com um espanador na ponta. Fica bem levinho e vc encontra cano da extensão que quiser. (A minha casa também tem pé direito bem alto...

3. Você pode usar tela (daquelas usadas em granja) para cobrir o quintal e plantar cerca viva e orquídeas sobre ela. Fica bem mais barato do que usar vasos e a manutenção é fácil. Sem contar que você não terá problemas com vizinhos...

Renata disse...

Clau, só tô passando pra ser solidária e torcer pra vc conseguir resolver tudo viu. Não tenho muitas dicas, as paredes de casa estão todas riscadas e eu desisti de limpar, só tô esperando a Mariana crescer um pouquinho, aos poucos tô fazendo ela entender que não pode, quando ela parar marídeo vai pintar tudo e pronto rs.

Sobre esse vão da escada, na minha mãe tem e tá feio tb, acho que vou usar as dicas que te deram rs.

E sobre o quintal, eu passo mesmo, quando eu nasci não passei na fila da criatividade, vc sabe né rs.

bjs,

Quarto de Despejo disse...

Oi Claudia,

Vou palpitar quanto o seu quintal,tá? :)
Eu faria o seguinte:
Primeira coisa seria cair o muro com uma cor que vc goste, bem viva (misture pó xardez ao cal para obter a cor desejada).Fica bonito e barato.
Eu faria algo puxando para o azul mais forte, ou pra aquele terracota tipico da Itália.
Colocaria preso no muro, algumas plantas com cor. você pode fazer isso de uma forma charmosa e barata.
Ou fazendo suportes com bambú que vc tem em casa, ou usando aqueles caixotes que os feirantes levam as hortaliças, e ali colocando vasinhos feitos de latinhas de refigerante (vc pode pintar ou usar original). Outro jeito que fica bem legal, dependendo da planta que vc coloca, é garrafa pet,cortada um pouco abaixo do meio.
Vc pode comprar 1 único vaso com planta que suba pelo muro. Uma amiga comprou um vaso de jasmim cheiroso, que está lindo, crescendo em volta da janela dela.
E o melhor é que ele cresce rápido.
Vc pode colocar um arame, conforme ele for crescendo, para guiar a direção que vc quer que ele tome.
Uma planta que adoro e acho que fica uma graça, além de ser facíl de cuidar é onze-horas. Comprei essa semana prá mim, a R$1,00 a muda, gosto de colocar as cores misturadas. Fica linda.
Quando a parte do cimento, vc pode espalhar uns vasos à sua escolha e compre 1 saco de pedras, daquelas maiores e claras,e espalhe entre eles.
Se for um lugar que possa ser agrádável para ficar no fim do dia, pode colocar um banco de madeira com umas almofadas... Hi, ídeias para esse seu cantinho, são muiitassss. E tenho CERTEZA que vc consegue fazer isso com 100 pratas.
O segredo é reciclar e ter criatividade...e isso vc tem de sobra! :)
Espero ter ajudado.
Vou ver se tenho umas fotos inspiradoras prá vc. :)
Bjs e Sucesso!

Lucia

Coisas da Sandra disse...

Olá Claudia, costumo visitar o teu blog mas só agora decidi postar aqui um comentário.
Gostei muito da rua cozinha nova. e adoro as tuas ideias e por isso achieo que devia dar uma ajudinha nosrabiscos do pequeno...aqui em Portugal existe uma tinta nova, lançada peloa marca CIN (Não sei se existe ai no brasil mas não custa vasculhar) que é altamente lavavel. Eu já exprinetei e ADOREI, lava-se a perede em 3 tempos. Vou enviar o link aqui de Portugal e Deus queira que se venda por ai..lol.

http://www.cin.pt/portal/portal/user/anon/page/imprensadetalhe.psml?contentid=2F83808080CO&categoryOID=9A818080808980GC&nl=pt

Jocas
Sandra Cabaço

Anônimo disse...

Acabei de conhecer teu blog e já vou dar pitaco... rsss... vc já pensou em uma pérgola de cabo de aço nesse espaço? acho que ficaria super bom e o custo não é alto, vc pode aproveitar a parte de terra ao lado do cimentado pra plantar o que mais lhe agradar, eu gosto muito de jasmim, por exemplo! e qdo as coisas melhorarem (hihihihi) vc pode fazer algo bem aconchegante nesse espaço pra vcs se reunirem e aproveitar uma deliciosa tarde de verão! bjs e boa sorte = )

Allan disse...

Para quem gosta de mantas a empresa wac wac esta fazendo no Brasil (100% nacional) a manta com mangas é muito legal vi o produto na feira do sebrae.. Dêem uma olhada no site deles e vejam as fotos, o site é www.wacwac.com.br